História do Memorial

A história da Justiça do Trabalho no Maranhão data de 1º de maio de 1941 quando foi criada a Justiça do Trabalho no Brasil e, no caso do Maranhão, instalada a Única Junta de Conciliação e Julgamento de São Luís. O guardião de dessa história é o Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho atua nos eixos museológico, socioeducativo e cultural. No eixo museológico, funciona como espaço para a exposição permanente sobre a história da Justiça do Trabalho do Maranhão, disponibilizando ao público o acervo permanente, o que inclui o mobiliário e processos históricos. No eixo socioeducativo é responsável pelas visitas guiadas, em especial de estudantes às instalações da JT por meio do projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. E na área cultural, abriga exposições temporárias e mostras itinerantes. Além disso, realiza o projeto TRT Cantos e Encantos, pioneiro na Justiça do Trabalho do país, por levar à sociedade uma reflexão sobre os direitos sociais a partir da música.

O primeiro passo para a criação do Centro de Memória na Justiça do Trabalho do Maranhão aconteceu por iniciativa do Setor de Comunicação. O ano era 1999, quando São Luís foi considerada pela Unesco cidade Patrimônio da Humanidade. Mas o Centro de Memória começou a ser desenhado na prática em  2004, quando foi instituída a Comissão Permanente do Projeto Memória da Justiça do Trabalho (Resolução Administrativa 042/2004, tendo como secretária a servidora Edvânia Kátia Sousa Silva, então chefe da Assessoria de Comunicação. Integravam ainda a Comissão os servidores Paulo Rios, do Serviço de Documentação e Informação, Suely Cavalcante (Comunicação), Maria Elisabete Barbosa e Raimunda Nonata Teixeira (Serviço de Documentação e Informação), Wagner Campos (Diretoria de Patrimônio) e Luiz Pires e Iracilda Melo (Diretoria Geral). A Comissão era coordenada pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho (Resolução Administrativa 043/2004)

A inauguração veio a acontecer em 28 de maio de 2007, quando das comemorações dos 18 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão) pela então presidente, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, e pelo então vice-presidente, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho que, à época era vice-presidente do TRT Maranhão.

Atualmente o Centro de Memória é vinculado ao Setor de Biblioteca e Gestão Documental, que também responde pelo Arquivo do TRT. (Resolução Administrativa nº 078, de 18 de abril de 2016)