Inauguração

O Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Maranhão foi inaugurado em 28 de maio de 2007, quando das comemorações dos 18 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão) pela então presidente, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, e pelo então vice-presidente, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho que, à época era o coordenador da Comissão Permanente do Projeto Memória da Justiça do Trabalho do Maranhão. 

Na solenidade de inauguração a desembargadora Kátia Arruda destacou a importância do Memorial para a história do Justiça do Trabalho no Maranhão. “Uma instituição que não tem memória, que não tem história, não pode se desenvolver”, disse. Já o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho lembrou que o Memorial guardará documentos, fotografias, móveis antigos, indumentários e outros objetos históricos e que, desde que se tornou desembargador em 2001, alimentava o sonho de ver construída a memória do Tribunal. 

Na inauguração estavam presentes a juíza do Trabalho Eulaide Maria Vilela Lins, representante da ANAMATRA; a juíza de Direito Marilse Carvalho Medeiros (filha do ex-presidente da 1ª JCJ de São Luís, João Freire de Medeiros); o presidente da Escola Superior de Advocacia da OAB-MA, João Batista Ericeira; o membro da Advocacia Geral da União no Maranhão, Adriano Martins Paiva; o procurador-geral adjunto do município de São Luís, Roberto Pires; e o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região, Inácio de Araújo Costa, entre outros magistrados, servidores e convidados.