Projeto TRT Cantos e Encantos

Pioneiro no Judiciário Trabalhista no país, o projeto TRT Cantos e Encantos foi lançado no ano de 2012. Realizado pelo Centro de Memória e Cultura em parceria com o Setor de Comunicação Social, o projeto visa uma reflexão sobre os direitos sociais por meio da música e também busca colocar a Justiça do Trabalho no calendário de eventos comemorativos nacionais e regionais, quando é o caso. 

Em sua primeira edição foi realizado o show São Luís 400 anos, que buscou mostrar um olhar histórico e, ao mesmo tempo, poético, sobre sobre os azulejos da cidade, a Festa da Juçara, o fofão do Carnaval de rua; um olhar cantante e encantado sobre a cidade do tambor de crioula, da quadrilha, da dança do coco, da dança da fita, do bumba-meu-boi, da festa do divino. A temática foi escolhida por conta do aniversário da cidade de São Luís. As músicas foram interpretadas por cantores do cenário musical da cidade e por magistrados e servidores do TRT, resultando em um DVD.

Em 2013, o show foi a vez do show Justiça de Paz e Pão, trouxe uma reflexão sobre os direitos sociais a partir da música. A temática escolhida foram os direitos sociais em face às comemorações dos 25 anos da Constituição Federal de 1988 e os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um total de 14 músicas cantadas por magistrados, servidores, terceirizados e estagiários com artistas convidados versando sobre o direito à infância, à igualdade de gênero, à igualdade de cor,  à liberdade, ao trabalho digno e o fim da corrupção, resultando também na gravação de DVD.

Em 2020, foi realizada a série Música pela Infância, veiculada nas redes sociais. Nesta edição especial do projeto TRT Cantos e Encantos 2020, músicos e compositores maranhenses aceitaram o desafio de reforçar a temática do combate ao trabalho infantil. O repertório é todo de compositores maranhenses. São 15 composições, sendo que oito são músicas inéditas de compositores maranhenses compostas especialmente para o projeto. O projeto foi realizado em parceria com o Clube do Choro do Maranhão e foi realizado em conjunto com a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT do Maranhão. O projeto foi escolhido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho para integrar o material de divulgação nas escolas do ano de 2020.

Acompanhe cada uma das edições

2021 - Série Música pela Infância - quarta edição Projeto TRT Cantos e Encantos

2020 - Série Música pela Infância - terceira edição Projeto TRT Cantos e Encantos

2013 - Show Justiça de Paz & Pão - segunda edição Projeto TRT Cantos e Encantos

2012 - Show São Luís - 400 anos -  primeira edição Projeto TRT Cantos e Encantos