Passeio pela Galeira das Logomarcas da Justiça do Trabalho do Maranhão

LOGOMARCA DO TRT
Antes da criação da logomarca unificada da Justiça do Trabalho, criada em 2019, a logomarca oficial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão) era uma balança em movimento. Enquanto a balança era o símbolo que representava o equilíbrio do Poder Judiciário, o movimento representava o dinamismo da instituição no campo judicial e institucional. Primeiramente foi utilizada como logomarca do Congresso Internacional de Direito do Trabalho e, ao longo dos anos, foi sendo adotada como logomarca institucional.

LOGOMARCA DO CENTRO DE MEMÓRIA
A logomarca do Centro de Memória e Cultura do TRT da 16ª Região (Maranhão) representada por quatro circunferências, conferindo movimento e modernidade. A esfera maior representa todo o âmbito da Justiça. As três esferas menores representam as áreas de atuação do Cemoc: pesquisa e publicação; história oral; e exposições e eventos.

 

LOGOMARCA DA OUVIDORIA

A logomarca da Ouvidoria foi lançada em maio de 2007 no aniversário de 18 anos de instalação do TRT da 16ª Região (Maranhão). Era representada pelos braços abertos das aspas (sinal gráfico utilizado também para indicar expressões ou frases ditas). Foi criada por Carlos Eduardo dos Santos, Anderson dos Santos, Diogo Santos Pereira, Luís Felipe Viana e Raoni Muniz Pinto (alunos dos cursos de Desenho Industrial e de Arquitetura das universidades Federal e Estadual do Maranhão).