Banco de Ideias

O Projeto Banco de Idéias é uma ação inovadora, criado para estimula o potencial criativo e inovador dos magistrados e servidores para a solução de problemas corporativos, transformando-os em colaboradores da instituição, vez que estes podem opinar e sugerir o desenvolvimento de iniciativas estratégicas e ações ou mesmo apontar melhorias em projetos em desenvolvimento. Assim, o Banco de Idéias funciona com um canal de diálogo, mas não se limita apenas a receber queixas, vez que as pessoas são estimuladas a fazerem sugestões, algumas das quais já se transformaram em projetos. Por isso, o projeto tem sido importante ferramenta para servidores utilizarem melhor a ouvidoria interna e também serem colaboradores do planejamento estratégico do TRT do Maranhão. O projeto existe desde 2008.
Entre as iniciativas implantadas pelo TRT do Maranhão, a partir do Banco de Ideias, estão o Curso de Iniciação em Libras, Menseger Interno, Campanha do TRT Ambiental, calendário institucional com divulgação antecipada de feriados e pontos facultativos, Espaço Cultural do TRT, curso de primeiros socorros e implantação de plataforma para educação à distância.

O projeto foi um dos finalistas da edição 2009 do Prêmio Nacional de Comunicação & Justiça, realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação & Justiça, tendo sido classificado como a segunda melhor prática de comunicação interna do Poder Judiciário no país. Também foi um dos trabalhos apresentados na 8ª Mostra da Qualidade do Poder Judiciário realizada pelo Superior Tribunal de Justiça.