O Laboratório

 

O Laboratório da Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), o InovaLab16, veio para fazer a diferença. Além de um ambiente físico preparado para acolher e abraçar os visitantes, estamos disponibilizando também um ambiente virtual com várias ferramentas que permitem a participação das pessoas. 

É possível colaborar com o InovaLab16 de diversas maneiras. A mais simples é mandando suas sugestões para o Painel de Ideias. Mas você também pode deixar seu recadinho na Árvore da Inspiração ou ainda no Varal da Criação.

O InovaLab16 também está realizando um trabalho de escuta por meio do Tear de Sugestões, do Mapa de Contribuição e ainda  fará o Quadro de Expectativas das unidades administrativas e judiciais.

O InovaLab16 visa implementar os objetivos da Agenda 2030 da ONU e na Justiça do Trabalho do Maranhão está baseado no Programa de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) foi criado em agosto de 2021. Alinha-se à Política da Inovação do Poder Judiciário.

A Agenda 2030 busca alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030. Foram eleitos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados com a efetivação dos direitos humanos e a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica, ambiental e institucional. 

As ações do Programa são realizadas por um Grupo Gestor e por um Grupo Técnico. O Laboratório terá a participação de laboratoristas.

Grupo Gestor

Grupo Técnico

Laboratoristas