Projeto Banco de Ideias

8ª Mostra da Qualidade do Poder Judiciário (2008)

Superior Tribunal de Justiça, com o apoio do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal

Projeto: Banco de Idéias - ação inovadora de comunicação interna focada na Gestão de Pessoas
Criatividade e inovação na solução de problemas corporativos

Categoria: Gestão de Pessoas

*Edvânia Kátia

Chefe do Serviço de Comunicação

 

JUSTIFICATIVA 

O Projeto Banco de Idéias, coordenado pelo Serviço de Comunicação do TRT do Maranhão em parceria com uma comissão multidisciplinar, é uma ação inovadora, criado para estimula o potencial criativo e inovador dos magistrados e servidores para a solução de problemas corporativos, transformando-os em colaboradores da instituição, vez que estes podem opinar e sugerir o desenvolvimento de iniciativas estratégicas e ações ou mesmo apontar melhorias em projetos em desenvolvimento. Assim, o Banco de Idéias funciona com um canal de diálogo, mas não se limita apenas a receber queixas, vez que as pessoas são estimuladas a fazerem sugestões, algumas das quais já se transformaram em projetos. Por isso, o projeto tem sido importante ferramenta para servidores utilizarem melhor a ouvidoria interna e também serem colaboradores do planejamento estratégico do TRT do Maranhão. 

Também é uma ação de comunicação interna, inovadora nas organizações públicas, para facilitar o fluxo de informação na organização, contribuindo assim para acabar com os ruídos da comunicação interna uma vez que é estabelecido um canal direto de sugestão entre o magistrado/servidor e a Administração, dando eco às indagações de corredores. Ao mesmo tempo, estimula o potencial criativo e inovador dos magistrados e servidores para a solução de problemas corporativos, transformando-os em colaboradores dos projetos realizados.

A comunicação interna é grade aliada na implementação do planejamento estratégico e na melhoria do clima organizacional. Atualmente, há uma tendência de focar as atividades de uma Assessoria de Comunicação na comunicação externa, mas é potencializando as ferramentas da comunicação interna que magistrados e servidores serão mobilizados para que as organizações possam atingir a estratégia proposta.
O projeto tem ainda a finalidade de valorizar os homens e mulheres que contribuem para a instituição, por meio da divulgação agregada do perfil no jornal institucional e da produção de notícias para o site. E a campanha de divulgação incentiva o bem-estar no âmbito organizacional, ao utilizar-se das crianças, da movimentação das letras e das músicas para gerar os estímulos. 

O projeto tem apresentado bons resultado, tendo sido apresentadas até o momento 39 propostas, sendo que 13 sugestões já foram implementadas, o que demonstra a efetividade do projeto, uma vez que, de fato, a Administração implementou as sugestões. Outras três sugestões foram implantadas parcialmente, uma proposta está em vias de implementação. As outras estão em análise ou foram indeferidas. Em anexo, o relatório do encaminhamento das propostas.

O projeto estabelece-se a partir de um fluxograma. Cada vez que foi apresentada uma proposta, o servidor recebeu um e-mail, agradecendo pela colaboração. Em seguida a proposta era apresentada ao Comitê de Avaliação. Depois de analisada, era submetida ao presidente do TRT, que, de imediato, enviava ao servidor/magistrados uma resposta quanto à sua viabilidade. Note-se que por meio do projeto tanto o presidente começou a conhecer os magistrados e servidores, como os magistrados e servidores passaram a se comunicar melhor com a organização. 

Embora o Serviço de Comunicação seja o coordenador, o projeto está sendo desenvolvido por uma comissão interdisciplinar no âmbito do Poder Judiciário Trabalhista, conferindo-lhe o espírito de cooperação entre as unidades administrativas e o desenvolvimento de ações conjuntas, vez que no serviço público, de um modo geral, as iniciativas tendem a ser implementadas de forma isolada. 

CAMPANHA
De um modo geral, as assessorias, mesmo no âmbito da Comunicação Interna ainda optam pelos modelos tradicionais de divulgação, quais sejam folderes e cartazes. Mas como sugeria o nome do projeto – Banco de Idéias, a campanha também deveria surprender. Chegar à campanha exigiu pesquisa e concentração. Afinal, os magistrados e servidores já tinham à sua disposição ferramentas diversas de comunicação que iam desde o informativo institucional, passando pelo boletim on-line, a internet, e até mesmo a sensibilização por meio de folderes e cartazes, quando da divulgação de alguma atividade. Foi quando decidiu-se trabalhar apenas com slides, introduzindo, então, uma nova forma de comunicação com os magistrados e servidores no âmbito do TRT. 

Alinhou-se, então a campanha, às necessidades da Comissão Ambiental, evitando o uso de papel. A grande dúvida era: não bastava apenas mandar mais um slide desse do tipo corrente que circula na internet, afinal os magistrados e servidores, diante da qualidade dos produtos que têm à sua disposição, de logo descartariam qualquer tipo de propaganda. 

Assim, procurou-se trabalhar com três elementos gráficos essenciais: a música para remeter à memória auditiva, as letras em movimento sugerindo movimentos de criatividade e figuras de criança, para despertar o potencial criativo existente dentro de cada um, a partir da criança guardada na memória emocional de cada um. Foram produzidos 12 slides, um referente a cada mês e divulgados mensalmente na lista de e-mails. Após a divulgação de cada slide o impacto era imediato.

A campanha mostra-se criativa porque usa ferramentas como a música, a imagem de crianças para remeter à memória auditiva e memória cognitiva. E ainda traz o elemento gráfico do movimento das letras, que sugere a quebra de paradigmas dentro das instituições.  

A campanha também contribuiu para aumentar a auto-estima dos magistrados e servidores, por meio da Secção Perfil, do informativo institucional do TRT do Maranhão. Desde que a campanha foi deflagrada, os personagens do perfil, antes escolhidos aleatoriamente, passaram a ser pessoas que dera sugestões para o Banco de Idéias, tendo elas sido acatadas ou não. Essa foi uma forma de valorizar o potencial dos proponentes, além de contribuir para que todos pudessem conhecer a proposta e o próprio projeto. De um modo geral os informativos institucional tendem a apresentar apenas o perfil das lideranças proeminentes. Assim um servidor que sempre desejou colaborar com a instituição, que sempre trabalhou pela instituição, mas que nunca exerceu um cargo de chefia, jamais poderia ser um perfil. Com o projeto Banco de Idéias foi possível romper este paradigma. 

CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
O marketing enquanto ferramenta de comunicação ainda é pouco utilizado nas organizações públicas. De um modo geral, na área da comunicação, o trabalho é voltado quase que exclusivamente para a assessoria de imprensa. É o que demonstra o I Perfil das Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário, pesquisa apresentada no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, realizado em Porto Alegre, no ano de 2006, pela servidora Edvânia Kátia do TRT do Maranhão. De um total de 94 assessorias pesquisas, 100% informaram que desenvolvem atividades na área de assessoria de imprensa, seguida de RP, em terceiro Propaganda e Publicidade e, por último, na área do rádio. Isso explica o motivo pelo qual ainda são poucas as ações de marketing institucional desenvolvidas no Poder Judiciário. 

Mas a evolução da própria comunicação pública exige a adoção de novas práticas e , consequentemente, novos conceitos. Só para explicar a utilização do termo, sabe-se que até a década de 80, o marketing institucional era visto apenas como a promoção de uma marca. Mas a sociedade evoluiu e hoje esse tipo de divulgação foi classificada pelo mercado como marketing promocional. Assim, o marketing institucional vai além do marca, relacionando-se à propaganda institucional, com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural. Um bom exemplo de marketing institucional no Poder Judiciário é a Semana Nacional de Conciliação. 

Mas poucas ainda são as iniciativas. Ora, senão vejamos. Se o conceito de marketing ainda está longe de ser aplicado, imagine o endomarketing. De um modo geral, ao longo da estruturação das assessorias de comunicação, no final dos anos 80, as assessorias de comunicação pautaram sua linha de atuação muito mais voltada para o relacionamento com a mídia. 

A partir do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é que começam a ser estimuladas novas práticas. Assim surge a categoria Campanha de Comunicação Interna, transformada em 2009 na categoria Endomarketing, o que pressupõe mais que uma campanha interna de comunicação. Com o projeto, imagina-se que os idealizadores do prêmio buscam dar efetividade à ações. Já que é um tema novo, é necessário então conceituar o endomarketing nas organizações do Poder Judiciário. 

Podemos que o endomarketing nos órgãos do Poder Judiciário é uma faceta da comunicação pública ainda pouco utilizada pelas assessorias de comunicação, mas que, se bem aplicado, poderá resultar no compromisso e comprometimento dos magistrados e servidores com a organização com os projetos desenvolvidos, a partir da implementação do planejamento estratégico, de forma a consolidar o conceito de instituição cidadã. No caso do projeto apresentado, mais que uma campanha de comunicação interna, embora também o seja, o projeto Banco de Idéias é uma ação de endomarketing que resulta em maior cooperação por parte dos magistrados e servidores em relação ao projetos, ações e atividades realizadas dentro do planejamento estratégico do TRT do Maranhão. 

OBJETIVO GERAL

Fortalecer o potencial criativo e inovador na organização a partir de uma ação de comunicação interna

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a participação de magistrados e servidores na solução dos problemas corporativos

Contribuir para melhorar o fluxo de informação entre a Administração e aqueles que integram a organização, valorizando o potencial criativo dos os magistrados e servidores, contribuindo assim, para o planejamento estratégico da organização e a solução dos problemas corporativos.

PÚBLICO-ALVO: 
Magistrados e servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão 

PROPOSTAS IMPLEMENTADAS
Apresentação de 37 propostas ao Banco de Idéias, com o encaminhamento de todas, implementação de 12 propostas, implementação parcial de quatro propostas e uma proposta em vias de implementação. As outras estão em análise ou foram indeferidas. 

Propostas Implementadas
002 - Celso Júnior – Diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Imperatriz 
Proposta: Divulgando a Missão, Visão e Valores do TRT
004 - Paulo Costa – Servidor da Vara do Trabalho de Pinheiro
Proposta: Transmissão de Cursos On Line

005 - Pedro Coimbra – Folha de Pagamento
Proposta: Criação de curso à distância

008 - Rosemary Rocha Araújo – Servidora do Gabinete da Desembargadora Márcia Andréa
Proposta: Criação do Centro Cultural do TRT

009 - Gisele Fernandes Azevedo Cutrim – Serviço de Licitações
Proposta: Planejamento das Compras e Serviços

010 – Sérgio Pinho – Diretoria de Serviços Gerais
Proposta: Incentivo à utilização do chat do TRT

011 – Karl Fonseca Marques – Secretaria Judiciária
Proposta: Doação para família desabrigadas pelas enchentes

012 – Dilma Santana – Setor de Cálculo
Proposta: Retorno do Programa de Vacinação do TRT

014 -  Carollaine Leite Lima
Proposta: Apresentação de calendário com todos os feriados e casos de suspensão dos prazos processuais no âmbito do TRT da 16ª Região
016 – Carolline Leite Lima
Proposta: Realização de curso para capacitação dos servidores para uso e interpretação de Libras

023 - Sérgio Pinho – Diretoria de Serviços Gerais
Proposta: Economia de Custos, Meio Ambiente e Conscientização

024 –Cícero Matias – Diretoria de Informática
Proposta: Desenvolvimento Web – Proteção de Tela

026 – Stael Cavalcanti Rocha – Proposta: Divulgação das ferramentas do NEOS


Sub-Total: 13

Propostas Implementadas Parcialmente
013 – Dilma Santana – Setor de Cálculo
Proposta: Capacitação Programa Ginástica Laboral

020 – Marconi Cláudio de Campos Santos - Diretoria de Recursos J. e Estatísticas
Proposta: Implantação de software para contabilizar Banco de Horas


022 –George Bringel Mota - VT de Bacabal
Proposta: Alteração do sistema de ponto eletrônico – Banco de Horas

Sub-Total: 03

Propostas em Análise
001 - Carlos Martini – Servidor da Diretoria de Informática 
Proposta: Cursos Voltados para a comunidade – Projeto Justiça Solidária

006 - Danielly Gualberto – Chefe do Setor de Distribuição do Fórum Astolfo Serra
Proposta: Adequação da informação nos embargos de terceiro

007 - Danielly Gualberto – Chefe do Setor de Distribuição do Fórum Astolfo Serra
Proposta: aprimoramento das ferramentas de pesquisa no site da 16ªRegião:

015 - Carollaine Leite Lima
Proposta: Atualização do SAPT ou criação de novo programa que permita a confecção e controle dos expedientes

018 – C L Mendes
Proposta: Convênio com o ENAP

021 – Dr Manoel Lopes Veloso Sobrinho – Juiz Titular da Vara do Trabalho de Presidente Dutra
Proposta: Convênio com o TRE

025 - Dra. Solange Cristina Passos de Castro – Juíza Titular da 4ª Vara do Trabalho de São Luís
Proposta: Campanha para a Semana da Conciliação

028 – Cícero Matias – Diretoria de Informática
Proposta: Cursos de Introdução à Informática para Terceirizados
029 – Marconi Cláudio de Campos Santos - Diretoria de Recursos J. e Estatísticas
Instalação de Sensores de Presença
030 – Gisele Fernandes Azevedo Cutrim - Serviço de Licitação 
Proposta: Troca-Troca de Livros Didáticos

031 - Gisele Fernandes Azevedo Cutrim - Serviço de Licitação 
Proposta: Cantinho da Leitura (Sebo Literário)
033 – Marconi Cláudio de Campos Santos 
Diretoria de Recurso, Jurisprudência e Estatística
Proposta: Envio de Mala Direta para Advogados 

034 – Gisele Fernandes Azevedo Cutrim - Serviço de Licitação 
Proposta: Coffee Breack

035 – Gisele Fernandes Azevedo Cutrim - Serviço de Licitação 
Proposta: Escritório corporativo / Convênio com a OAB

036 – Gisele Fernandes Azevedo Cutrim - Serviço de Licitação 
Proposta: Ampliação de convênios com escolas 

038 – Edvânia Kátia – Serviço de Comunicação
Proposta – Apoio institucional do TRT na utilização do auditório
039 – Edvânia Kátia- Serviço de Comunicação
Proposta – Instituição do Programa de Visitação ao TRT vinculado ao Cemoc em parceria com Serviço de Comunicação
Sub-total: 17

Proposta Indeferida
003 – Elizabeth Carneiro dos Santos Abreu – VT de Caxias
Proposta: Melhoria da compra de grampeadores 
A servidora sugere a compra de grampeadores que possam atender melhor às necessidades do Tribunal

017 – Wagner Campos – Diretor de Material e Patrimônio
Proposta: Criação do Setor de Manutenção de Material

019 – Ernani Ramos – Setor de Almoxarifado
Proposta: Isenção de Taxas Bancárias

027 – Telma Brito – 6ª Vara do Trabalho de São Luís
Proposta: Imagens para Descanso de Tela
032 – Mônica Sousa
Vara do Trabalho de Barreirinhas
Saúde Itinerante
037 –George Bringel Mota - VT de Bacabal
Proposta: Primeiros Socorros

Sub-Total: 06