TRT-MA: Varas do Trabalho de São Luís e do interior do estado passam por sanitização antes do retorno gradual às atividades presenciais

terça-feira, 25 de Agosto de 2020 - 10:51
Redator (a)
Suely Cavalcante
VT de São João dos Patos foi a segunda vara trabalhista sanitizada no interior
Registro da sanitização da sala de audiências da Vara do Trabalho de Pedreiras

As setes Varas do Trabalho de São Luís e as 15 varas trabalhistas no interior do Estado do Maranhão terão que passar por sanitização antes da retomada gradual das atividades presenciais. A sanitização ou desinfecção dos ambientes é uma das medidas previstas no Plano de Ação do Eixo 1 (Gestão de Pessoas e Saúde) para o retorno gradual das atividades presenciais nos órgãos da Justiça do Trabalho no estado. A iniciativa visa preservar a saúde e garantir um ambiente seguro de trabalho para magistrados, servidores, estagiários e colaboradores, bem como a saúde e bem-estar de partes processuais, advogados, membros do Ministério Público e de todos que transitarem pelas dependências da JT-MA.
O plano foi aprovado pelos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadores Américo Bedê Freire, presidente, e José Evandro de Souza, vice-presidente e corregedor, conforme Ato Conjunto GP/GVP/CR nº 006/2020, de 13 de agosto de 2020. As atividades estão sendo coordenadas pela Diretoria-Geral.
Por enquanto, oito varas trabalhistas já tiveram suas instalações sanitizadas. As demais varas trabalhistas estão em tratativas visando à realização do procedimento. As 2ª e 4ª Varas do Trabalho de São Luís foram as primeiras na capital. A sanitização foi efetuada no dia 18 deste mês, juntamente com as demais dependências do Fórum Astolfo Serra (FAZ), sede das VTs da capital. O procedimento foi efetuado por uma equipe do 24º Batalhão de Infantaria da Selva (24º BIS), que utilizou desinfetante à base de cloro para desinfectar as dependências do FAS, no objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus. 
No interior, a sanitização começou pela Vara do Trabalho de Barra do Corda no dia 19 deste mês. O trabalho foi executado por uma equipe da Prefeitura Municipal. No dia 20, foi realizada a desinfecção das dependências da Vara do Trabalho de São João dos Patos. A sanitização da unidade judicial foi realizada por servidores da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município de São João dos Patos.
No dia 21, a Vara do Trabalho de Pinheiro teve suas instalações sanitizadas. O trabalho foi efetuado por uma equipe da Prefeitura Municipal de Pinheiro. No sábado (22), duas VTs foram sanitizadas. A Vara do Trabalho de Balsas, por uma equipe da Prefeitura Municipal de Balsas; e a VT de Pedreiras, cujos trabalhos de desinfecção de ambientes foram executados pela empresa WS LIMPEZA & CIA, com sede em Bacabal. A mesma empresa também fez a sanitização nas instalações da Vara do Trabalho de Bacabal, que foi efetuada no domingo (23).
O processo de higienização e desinfecção é feito em toda a área das unidades, em especial nas áreas em que as pessoas têm maior contato, como portas, balcões e corrimãos. A aplicação do produto desinfetante é efetuada por meio de equipamentos portáteis próprios para esse tipo de serviço. 
Prédio-sede do TRT - a sanitização dos órgãos da Justiça do Trabalho no Maranhão iniciou pelo prédio-sede do Tribunal, em São Luís. A desinfecção do prédio foi efetuada no dia 5 deste mês, por 12 militares do 24º Batalhão de Infantaria da Selva (24º BIS), que utilizaram desinfetante à base de cloro para sanitizar todas as dependências do prédio-sede. A realização da sanitização foi solicitada ao coronel Sousa Filho, comandante do 24º BIS, pela alta administração do TRT-MA.
Acesse os álbuns de fotos das sanitizações das VTs de São João dos Patos e Pedreiras.

 

173 visualizações