TRT-MA: 24º BIS realiza ação de sanitização no prédio-sede do Tribunal

sexta-feira, 7 de Agosto de 2020 - 9:48
Redator (a)
Kellyne Lobato
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Equipe do 24º BIS sanitizando áreas do prédio-sede
Equipe do 24º BIS, Ricardo entre os agentes de segurança Márcio, Carlos e Epaminondas; e César Santos

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) recebeu, na manhã da última quarta-feira (05), uma ação de sanitização contra a Covid-19. O trabalho foi executado por 12 militares do 24º Batalhão de Infantaria da Selva (24º BIS), que utilizaram desinfetante à base de cloro para desinfectar todas as dependências do prédio-sede, no objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus.
A realização da sanitização foi solicitada ao coronel Sousa Filho, comandante do 24º BIS, pela alta administração do TRT-MA. O coronel Sousa Filho atendeu à solicitação e a implementação das atividades ficou sob a coordenação do capitão Fagundes, que articulou as ações necessárias para a concretização do processo de sanitização no prédio-sede do TRT.  Os dirigentes do Tribunal, desembargadores Américo Bedê Freire, presidente, e José Evandro de Souza, vice-presidente e corregedor, agradeceram por mais essa parceria com o 24º BIS. 
O 3º sargento Ioussef Resende, que conduziu a atuação da equipe do 24º BIS, ressaltou sobre esse reforço no combate a Covid-19. “Nossa atividade foi em atendimento a uma solicitação da própria instituição, assim como temos feito em outros órgãos, e a nossa missão é conseguir atender o máximo possível. A sanitização é uma ação muito importante para a descontaminação de materiais e das instalações nessa época de pandemia. Com certeza trará mais seguridade para quem tá na linha de frente executando o trabalho presencial e, também, para quem está retornando aos poucos”, afirmou. 
O processo de higienização e desinfecção foi efetuado nos Gabinetes da Presidência e da Vice-Presidência, nos demais gabinetes e unidades do Tribunal, e teve foco nas áreas em que as pessoas têm maior contato, como portas, balcões e corrimãos. A equipe aplicou o produto desinfetante por meio de equipamentos portáteis próprios para esse tipo de serviço. Vale ressaltar que todas as instalações passaram pelo processo, mesmo as que estão fechadas desde o início da pandemia, já que as atividades do Tribunal estão sendo realizadas, prioritariamente, por meio remoto. No entanto, tem sido imprescindível a presença de alguns colaboradores nas Unidades.
O servidor Fábio Guerra, lotado na Coordenadoria de Recursos, Jurisprudência e Acórdãos (CRJA), elogiou a ação. “Passei um tempo trabalhando em casa, mas, há dois meses, voltei a executar as minhas tarefas aqui na Unidade. Então, ver a preocupação em manter todo o prédio sanitizado me dá mais segurança de continuar vindo ao Tribunal. É uma prevenção a mais, pois, infelizmente a pandemia ainda não acabou e os riscos são reais”, declarou.
Além do reforço promovido pela equipe do 24º BIS, o Tribunal tem mantido a rotina de limpeza nas instalações. César Santos de Oliveira, coordenador dos terceirizados que atuam nos serviços de limpeza e higienização, afirmou que, diariamente, os colaboradores têm trabalhado para manter a sede limpa. “Todos os dias, as áreas de maior circulação estão recebendo intensificação na rotina de limpeza, com produtos desinfectantes, capazes de matar o vírus que tem sido preocupação mundial. Além disso, os setores que não estão funcionando com a presença dos colaboradores presencialmente, também estão sendo limpos, dia sim, dia não e, uma vez por semana, fazemos uma lavagem geral no prédio”, falou o coordenador.
Para o colaborador terceirizado, Antônio Neto Ferreira Alves, que atua no Gabinete da Desembargadora Márcia Andréa, a ação é uma sequência ao trabalho já realizado pelos terceirizados da área de limpeza do Tribunal, no combate ao coronavírus. “É muito bom ver essa iniciativa, pois, a situação da pandemia do coronavírus ainda é preocupante. Então, presenciar a equipe do Exército somando aos esforços diários dos colaboradores da casa, de certa forma, nos deixa mais seguros”.
Além do sargento Ioussef, estiveram presentes 1 cabo e mais 10 soldados do 24º BIS. A equipe foi acompanhada pelos servidores Manoel Ricardo Beckman de Jesus, chefe da Setor de Engenharia; pela servidora Andréa Saldanha Abdalla, lotada na mesma unidade; pelo servidor Sergio Raimundo Brito Pinho, lotado na Coordenação de Serviços Gerais; e pelos agentes de segurança judiciária Márcio Alberto Lopes Muniz, chefe do Setor de Segurança e Inteligência Institucional; Carlos Alberto Aguiar e Epaminondas dos Santos
Após a sanitização da sede, o chefe da Setor de Engenharia acompanhou o sargento Ioussef em vistoria no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas de São Luís. O Fórum será a próxima Unidade da JT-MA a passar pela sanitização, prevista para o dia 18 de agosto, a partir das 10 horas.
Clique AQUI para ver mais fotos da sanitização.

 

253 visualizações