TRT-16(MA) realiza campanha para reduzir o uso de copos descartáveis

segunda-feira, 9 de Maio de 2022 - 11:27
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) realiza a ação “Adote uma Caneca”, com o objetivo de motivar a substituição dos copos descartáveis por outros permanentes, ajudando a promover a sustentabilidade no âmbito do Tribunal. A iniciativa faz parte da campanha “Racionalizar faz bem”, que trará medidas socioeducativas de desenvolvimento sustentável durante todo o ano de 2022. 
A redução no consumo de copos descartáveis é uma das preocupações do TRT-16 que, por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS), articula ações de planejamento e gestão institucional para estimular a adoção de novos padrões e comportamentos que resultem no aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público e uso sustentável de recursos. 
Segundo o relatório de desempenho do PLS, no indicador 3, referente ao consumo e gastos com copos descartáveis, em 2021, houve uma redução de 81% no consumo do material em relação ao ano de 2019, gerando uma economia de R$6.889,47. Um dos grandes motivos para a expressiva redução foi a migração do trabalho presencial para o remoto, no âmbito do TRT-16, durante o ano de 2021, em cumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19. 
Em 2022, a meta é reduzir em 10% o consumo de copos descartáveis, em relação ao exercício de 2019, onde foram consumidos 4.708 centos. Para alcançar este objetivo, o órgão trabalhista pretende manter o controle no consumo por meio de redução gradual no fornecimento de copos descartáveis e incentivar o uso de canecas individuais, providenciadas pelos próprios servidores e servidoras. 
Consumo de copos descartáveis no Brasil
Estima-se que no Brasil são utilizados cerca de cinco copos descartáveis por pessoa diariamente. No período de um mês, cada pessoa utiliza cerca de 120 copos descartáveis, sendo assim, em um ano, cada pessoa utiliza cerca de 1.440 copos descartáveis. É o que aponta um levantamento da empresa Green Cups
O uso desenfreado desse material traz grandes consequências para o meio ambiente, como o aumento no volume de lixo gerado, poluição dos lixões, alto consumo de água na produção de descartáveis e gastos excessivos. Pensando nisso, o Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) previu que, se cada pessoa deixar de utilizar três copos descartáveis por dia, são economizados cerca de 700 copos por ano. 
PLS
O Plano de Logística Sustentável do TRT-16 é composto por diretrizes, objetivos e metas que estão devidamente alinhadas ao seu Plano Estratégico, os quais, em conjunto, proporcionarão uma gestão sustentável e economicamente eficaz. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de planejamento que permite a institucionalização de práticas de sustentabilidade, visando à racionalização de gastos e consumo, por meio da utilização de indicadores e metas previamente aprovadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
 

998 visualizações