TRT-16 reativa campanha de conscientização sobre consumo de energia elétrica com nova abordagem

quarta-feira, 20 de Setembro de 2023 - 12:11
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Com o intuito de continuar despertando a consciência do seu corpo funcional para os problemas socioambientais, o Tribunal Regional da 16ª Região (MA) reativa ação de conscientização acerca do consumo e racionalização do uso de energia elétrica. A campanha, realizada pelo Setor de Gestão Socioambiental, apresenta uma nova abordagem com o slogan “Se liga, não se desliga dessa ideia”. Na campanha anterior, lançada em maio deste ano, o slogan era “Se liga, desliga!”.
A ideia surgiu a partir da constatação de que é indispensável a manutenção das ações para a economia de energia elétrica visando à sustentabilidade, a fim de que o tribunal alcance mais eficiência de consumo energético, cumprindo o compromisso com o slogan do TRT-16 2023 que é “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!”. 
Por isso se faz necessário novamente chamar a atenção ao uso consciente desse recurso nas unidades da Justiça do Trabalho no Maranhão, já que não há como reduzir o consumo de energia elétrica sem o engajamento global de todo o corpo funcional para práticas ambientalmente corretas, eliminando os maus hábitos e combatendo o desperdício no âmbito institucional.
De acordo com o Setor de Gestão Socioambiental, o movimento de conscientização busca a parceria de todo o corpo funcional do TRT-16, visto que é necessário a união conjunta de todos os esforços para que as devidas práticas ambientalmente corretas sejam aplicadas.
A campanha leva em consideração a adoção de práticas cotidianas aparentemente simples para a redução do consumo de energia, mas que, se adotadas, trazem impactos positivos para o meio ambiente. 
Confira algumas medidas que devem aplicadas:
- Desligue, ao final do expediente, luzes, monitores, micro-ondas, bebedouros, televisões e outros equipamentos deixados em standy by, inclusive os nobreaks;
- Quanto aos computadores, em caso de um intervalo rápido, desligue ao menos o monitor;
- Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando estiver fora do ambiente por muito tempo e desligue-o meia hora antes do fim do expediente;
- Retire os aparelhos da tomada em períodos longos sem utilização, principalmente nos finais de semana e feriados.
Balanço de Sustentabilidade
O TRT-16 obteve um ótimo resultado no 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, sendo registrado como a quinta melhor variação em pontos percentuais do Poder Judiciário, o que levou o Tribunal a alcançar pontuação máxima no Prêmio CNJ de Qualidade 2023, referente aos indicadores no Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) aferidos em 2022.
Agenda 2030 da ONU e Plano Estratégico 2021-2026 do TRT-16
A ação está alinhada com Agenda 2030 da ONU, especificamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12, que potencializa a preocupação com um estilo de vida direcionado para o consumo responsável; e com a meta 5 do Plano Estratégico 2021-2026 do TRT-16, que prevê aumentar o IDS do tribunal, anualmente, com base nos indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário.

 

171 visualizações