TRT-16 chama a atenção para o consumo sustentável de energia elétrica

quinta-feira, 25 de Maio de 2023 - 11:51
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Buscando promover o consumo consciente de energia elétrica em todas as unidades da Justiça do Trabalho no Maranhão e estimular a adoção de novas práticas pelo público em geral, o Tribunal Regional da 16ª Região (Maranhão) desenvolve a campanha “Se liga, desliga!”. Coordenada pelo Setor de Gestão Socioambiental, a iniciativa visa a conscientizar sobre o uso racional de lâmpadas e equipamentos eletrônicos e alertar para os possíveis impactos que o mau uso pode causar para o meio ambiente e para a saúde humana. 
A ação está alinhada com Agenda 2030 da ONU, especialmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12, que reforça a preocupação com o ambiente e é direcionado para o consumo responsável. O consumo consciente é uma necessidade permanente em todos os ambientes, a partir de medidas que visem a alcançar melhor desempenho em favor da sustentabilidade. 
Segundo propõe a campanha, o ideal é manter o ar-condicionado em temperatura confortável e estável durante o uso cotidiano, de 23ºC a 24 ºC. Além disso, deve-se manter as portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado. e desligá-lo durante intervalos prolongados. 
No caso dos computadores e outros equipamentos, os cuidados devem ser os de retirá-los da tomada durante longas ausências, como finais de semana e outros períodos mais longos; desligar os monitores em pausas prolongadas, reduzindo em até 70% o consumo de energia; e não deixar impressoras, caixas de som, estabilizadores e outros acessórios do computador ligados sem necessidade. 
A campanha também alerta para a utilização da iluminação natural, evitando acender as lâmpadas durante o dia em ambientes abertos, além de recomendar que as luzes sempre sejam apagadas ao sair dos ambientes, quando estes não estiverem mais em uso.
Benefícios da economia de energia para a saúde e meio ambiente
Um computador ligado durante uma hora por dia consome 5kwh por mês. No decorrer de um ano, ao se desligar o computador pelo período de 60 minutos, deixa-se de emitir 18kg de gás carbônico – um dos gases responsáveis pelo efeito estufa – na atmosfera. Esse volume corresponde ao que é emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120km. Além da economia de energia, o uso racional de aparelhos eletrônicos também contribui para a preservação do meio ambiente. 
No caso dos ar-condicionados, a redução do seu uso excessivo também é benéfica para a saúde. Mesmo com manutenção periódica e regular, o ar emitido pelo aparelho pode deixar o corpo mais vulnerável a infecções respiratórias, faringites e sintomas desconfortáveis que afetam o nariz e a garganta, já que, em um ambiente condicionado, o ar circula sem permitir a entrada de ar fresco. Dessa forma, o ar antigo é que continua circulando sem vazão desse ambiente, tornando-se “viciado”, podendo transmitir diversos vírus, tais como os do resfriado, da gripe ou mesmo da Covid-19, assim como outros microorganismos, como as bactérias. O uso prolongado dos condicionadores de ar também pode causar desidratação, dores de cabeça e ressecamento nos olhos. É importante ressaltar que a falta de manutenção adequada dos aparelhos potencializa os males causados.
Campanha anual “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!”
O TRT-16 desenvolve anualmente campanhas de sensibilização em prol da sustentabilidade. Para 2023, o slogan escolhido é “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!”, visando a estimular magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas, terceirizados e o público em geral na condução das atividades jurisdicionais e pessoais de forma a difundir práticas ambientalmente sustentáveis.
As campanhas do TRT-16 seguem as diretrizes da Política de Logística Sustentável do Poder Judiciário e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem de forma integrada a Agenda 2030 da ONU. Para tanto, o Regional incluiu os ODS no seu Plano de Logística Sustentável (PLS), relacionando-os com os objetivos e iniciativas dos Planos de Ação, no intuito de demonstrar que a execução do PLS pode contribuir para o desenvolvimento sustentável local e global. 

 

Com informações do Setor de Gestão Socioambiental, Infomoney e Melhor Com Saúde.


 

271 visualizações