Setor de Gestão Socioambiental do TRT-16 encerra agenda de ações socioeducativas de 2023 com campanha coletiva seletiva

quinta-feira, 7 de Dezembro de 2023 - 13:04
Redator (a)
Suely Cavalcante

A campanha coletiva seletiva tem como objetivo conscientizar o corpo funcional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) sobre descarte adequado de resíduos sólidos. Realizada pelo Setor de Gestão Socioambiental, a campanha dá seguimento ao calendário de atividades do setor neste ano, voltadas para incentivar o desenvolvimento sustentável nas unidades da Justiça do Trabalho no Maranhão. As ações integram o Plano de Logística Sustentável (PLS) do tribunal.
Com a iniciativa, o TRT-MA também cumpre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12 da Agenda 2030 da ONU, que potencializa a preocupação com um estilo de vida direcionado para o consumo responsável. Ação está alinhada com a meta 5 do Plano Estratégico do TRT-16 2021-2026, que prevê aumentar o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do tribunal, anualmente, com base nos indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário, e com o estabelecido na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010.
Coleta seletiva
Segundo Leila Santos Sousa, chefe do Setor de Gestão Socioambiental, a prática da coleta seletiva é um dos pilares da sustentabilidade, sendo também um ato de cidadania, e implica uma postura de maior responsabilidade em relação ao lixo produzido tanto em casa como no trabalho. Por isso, reciclar é essencial, porém a reciclagem só será possível se o lixo reciclável for separado e descartado de maneira correta. “Assim, poderemos evitar a poluição do solo e dos mananciais de água, economizar matéria-prima não renovável e ainda economizar energia”, afirmou.
Na sede do Tribunal, o material reciclável pode ser descartado em lixeiras distribuídas em alguns corredores para coleta seletiva de papel, metal, plástico e orgânico. No Fórum Trabalhista de Imperatriz (Fórum Manuel Alfredo Martins e Rocha) e as Varas do Trabalho de Timon e Caxias estão recebendo coletores para coleta seletiva em adesão ao programa de reciclagem.
Além disso, nas unidades do TRT e do Fórum Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho da capital) existem cestos de lixo padronizados na cor azul com adesivo do símbolo de reciclagem para a colocação de papéis que serão reciclados. 
Nesses cestos, devem ser colocados somente papel e papelão. Os papéis poderão  inteiros, rasgados ou triturados. Podem ser revistas, impressos em geral, rascunhos, envelopes, entre outros. É importante retirar dos papéis recolhidos materiais como clipes, etiquetas, grampos, elásticos e outros. O Setor de Gestão Socioambiental sempre recomenda que, tanto quanto possível, antes de eliminar para reciclagem, reutilizar o papel para rascunhos, revisão de texto ou outros serviços internos.
TRT-16 e a responsabilidade socioambiental
A responsabilidade socioambiental do tribunal vai além das ações socioeducativas nas unidades administrativas e judiciárias. O TRT-16 é parceiro no Projeto E+Reciclagem, que tem se destacado por sua abordagem sustentável e solidária na gestão de resíduos.
Em 2023, os esforços do tribunal no Projeto E+Reciclagem atingiram um marco significativo. Os resíduos coletados ao longo do ano foram transformados em bônus, criando uma ponte direta entre práticas sustentáveis e ações beneficentes. Esses bônus não se limitaram a apenas melhorar o ambiente, mas foram destinados a causas sociais, contribuindo com mais de cinco entidades beneficentes em São Luís. 
À medida que o projeto avança, a expectativa é que mais entidades beneficentes sejam favorecidas pelos esforços contínuos do TRT-16. “O compromisso com práticas ambientalmente responsáveis não apenas define o tribunal como uma instituição exemplar, mas também inspira outros a seguirem o mesmo caminho para um futuro mais sustentável e solidário”, ressaltou Leila.
Com informações do Setor de Gestão Socioambiental.


 

54 visualizações