ALCEBÍADES TAVARES DANTAS

Foto do Desembargador Alcebíades Tavares Dantas

O desembargador Alcebíades Tavares Dantas nasceu em Russas, no Estado do Ceará. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-advogado do Estado do Rio de Janeiro. Ex-professor da Universidade Federal do Maranhão. Iniciou suas atividades na Magistratura no TRT da 7ª Região (CE). Juiz Presidente instalador do TRT-16ª Região (MA). Ex-Presidente deste TRT no biênio 1993-1995. Em 2001, retornou à presidência do TRT, onde ficou até 2003.

Tem formação psicanalítica. Diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG). Publicou os seguintes trabalhos: "Seguridade Social: óbices e alternativa de melhorias" na Revista LTr da Previdência; "Aposentadoria de Ocupante de Cargo Comissionado sem Vínculo Efetivo" - Revista LTr, Vol. 58, Nº 11, de novembro de 1994; "Jurisdição e Dissídios Coletivos" (Prêmio Oliveira Viana do TST) publicado na Revista do TST, além de trabalho publicado na Revista do TRT da 7ª Região.

Tem os seguintes trabalhados publicados no site do TRT-16ª Região:

1 - Hans Kelsen e a Psicanálise;
2 - Empregado e Empregador: Quem é o inimigo?
3 - Reflexões sobre Enfrentamento Disciplinar nas Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista;
4 - Planejamento Ambiental nos Municípios e Desenvolvimento.

Recebeu o título de Cidadão Maranhense outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Foi agraciado com as comendas do Governo do Estado do Maranhão, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Tribunais Regionais do Trabalho das 16ª e 22ª Regiões e da Associação Nacional dos Juízes Classistas.