TRT-MA vai instalar laboratório de inovação e criatividade

terça-feira, 16 de Agosto de 2022 - 11:16
Redator (a)
Gisélia Castro
Servidoras e servidores que participaram da oficina “Gestão de Laboratórios de Inovação"

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região vai instalar até o final deste mês o espaço físico do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (InovaLab TRT-16), no 2º andar, ao lado da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica. 
O espaço vai funcionar como uma espécie de atelier de inovação e de criatividade para potencializar soluções a partir de ideias pensadas por magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários e também pelos usuários do TRT-16.
Implantado por meio da Portaria GP nº 262/2021, que também instituiu o Programa Inovação da Justiça do Trabalho do Maranhão, o InovaLab TRT-16, propõe facilitar o desenvolvimento e a realização de projetos inovadores de modo colaborativo. Os ateliês de criatividade serão facilitados por servidoras e servidores preparados para conduzir as oficinas usando metodologias, técnicas e ferramentas que fomentem a novação, a diversidade e o fora do usual para problemas e situações enfrentados pela instituição.
Para o coordenador de Governança e Gestão Estratégica Marcos Pires, o potencial criativo e inovador de magistrados e servidores, presente na história do Tribunal, será avivado para que novas soluções apareçam e impulsionem cada vez mais a Justiça do Trabalho no Maranhão.
Além do espaço físico e da versão de ambiente virtual, o InovaLab TRT16 já iniciou o processo de formação de pessoal com a participação de duas servidoras na oficina “Gestão de Laboratórios de Inovação”, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE). Na oportunidade, houve apresentação das propostas das equipes formadas nas oficinas de trabalhos nas diversas áreas. O grupo de criação, que as servidoras do TRT-16 participaram, optou pela temática Gestão Documental e Memória, tema que foi refletido pelos participantes de áreas como Tecnologia da Informação, Comunicação e Estratégia. O resultado foi a apresentação do projeto Arquivo On. Participaram do evento as servidoras Aline Lobato (Governança e Planejamento Estratégico) e Edvânia Kátia Sousa Silva (Ouvidoria).
A oficina foi ministrada pelo secretário de Ação Estratégica do TRT-12 (SC), Gustavo Bestetti Ibarra, que ressaltou que o objetivo do LAB INOVA TRT-20 foi extrair as propostas apresentadas pelos participantes, com as metodologias ensinadas, para que se transformem efetivamente em projetos apoiados e praticados no Laboratório de Inovação do Tribunal.

172 visualizações