TRT-MA realiza campanha em comemoração ao Dia Mundial da Água

segunda-feira, 21 de Março de 2022 - 14:58
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

O Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão) realiza campanha em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado nesta terça-feira (22). A campanha “Racionalizar faz bem” tem como objetivo principal sensibilizar para pequenas mudanças de atitudes que contribuirão para a redução dos consumos e gastos, e favorecerão a melhoria dos índices de sustentabilidade do TRT-MA. A campanha, constituída de peças gráficas para notícia, redes sociais, wallpaper e banner eletrônico, visa conscientizar sobre a necessidade de preservação desse recurso natural por meio do uso racional e responsável de suas fontes, incentivando medidas de combate ao desperdício em seu consumo diário no âmbito do TRT. O consumo de água é um indicador socioambiental que é avaliado no Plano de Logística Sustentável (PLS) do tribunal.
Dia Mundial da Água - a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de resolução, em 1993, e é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos, propondo aos países uma reflexão sobre a busca de soluções para os conflitos entre a oferta e a demanda do recurso ao redor do mundo.
PLS 2021-2022
O Plano de Logística Sustentável foi criado por meio da Portaria GP Nº 1187/2015, considerando a necessidade de articular ações de planejamento e gestão institucional para estimular a adoção de novos padrões e ações que estimulem o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, uso sustentável de recursos naturais, fomentando adequada gestão de resíduos gerados, promoção de contratações sustentáveis, gestão sustentável de documentos, sensibilização e capacitação do corpo funcional. Atualmente, está em vigor no TRT o PLS 2021-2022. O Plano tem 19 objetivos, relacionados a 16 eixos temáticos, e está alinhado ao Planejamento Estratégico do Tribunal. Saiba mais sobre o PLS 2021-2022.
Economia
Em 2021, o TRT-MA economizou R$ 2.297.605,62 por conta da alteração da modalidade de trabalho presencial para remoto. De acordo com as informações do Setor de Gestão Socioambiental, os cálculos tiveram como base de referência o valor pago em 2019. A redução nos custos está relacionada aos indicadores papel; copos descartáveis; água envasada (galão de 20 litros); energia elétrica; água e esgoto; telefonia móvel e fixa; reformas; limpeza; vigilância; contrato de motoristas; contrato de manutenção de veículos; e combustível. Com relação ao indicador consumo de água, houve redução de 42% no consumo (- 6.737m³), gerando uma economia de R$ 154.132,00. A meta era reduzir 40%.
Setor de Gestão Socioambiental - criado pela Portaria GP nº 02/2015, o Setor de Gestão Socioambiental tem como chefe o servidor Daniel Leite Guimarães. Entre as atribuições da unidade estão as de coordenar as ações e projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos no âmbito do Tribunal; despertar o compromisso individual e coletivo para a sustentabilidade e fomentar o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público no Regional. A unidade trabalha em parceria com outros setores do TRT. 

137 visualizações