TRT-16 realiza campanha de conscientização no Dia Mundial do Meio Ambiente

segunda-feira, 5 de Junho de 2023 - 16:07
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Luane Freitas
Campanha anual “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!”
Torneira ilustrando a poluição plástica, localizada na Galeria Remir Lima, TRT-16, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Garrafas, copos descartáveis, sacolas e embalagens de plástico. Foi com uma pilha desses materiais que magistrados, magistradas, servidores, servidoras, terceirizados, terceirizadas, estagiários e estagiárias do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região se depararam na manhã desta segunda-feira (5/6), no corredor lateral do prédio-sede. Os materiais fazem parte de uma exposição montada na Galeria Remir Lima em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e visa chamar atenção de todo o corpo funcional para a promoção de um ambiente mais sustentável, reduzindo o consumo de plástico.
A exposição, que traz uma torneira suspensa despejando materiais de plástico já descartados dentro de um balde, chama a atenção de quem passa pelo local. O volume de lixo é tão grande que parte do plástico também está espalhado pelo chão. Além da torneira, a exposição traz cartazes com frases, dados e leis de proteção ao meio ambiente.
Para a terceirizada Iranilde Frazão Dias, que estava passando pelo local e parou para observar a exposição, a iniciativa é muito importante para alertar todos e todas da necessidade de rever os hábitos e adotar alternativas mais sustentáveis. “Se nós não trabalharmos em cima dessa conscientização, vai chegar um momento em que o mundo inteiro vai sofrer ainda mais as consequências dessa quantidade de lixo que a gente produz. Todo mundo quer o mais prático, mas o mais prático é o mais prejudicial”, pontua ela.
A iniciativa faz parte de uma série de ações que o TRT-16 está promovendo ao longo da semana, buscando conscientizar o público interno e externo para o cuidado com o meio ambiente. Além das ações realizadas no interior do prédio-sede do Regional, a mobilização também acontece nas redes sociais.
Adotando o slogan “Feche essa torneira” em alusão ao despejo de materiais plásticos por uma torneira, símbolo escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para ilustrar a campanha deste ano, o TRT-16 tem utilizado ao longo de todo o dia os Stories do Instagram para compartilhar as iniciativas sustentáveis que o público interno e externo tem realizado em prol do meio ambiente. Os usuários e as usuárias da rede compartilham por meio da ferramenta uma mídia marcando a conta @trtmaranhao, que pode ser foto ou vídeo, e o TRT-16 reposta as iniciativas, como forma de alertar e mobilizar para a necessidade de adoção de novas práticas em prol de um ambiente mais sustentável e livre de poluição.
As ações estão sendo coordenadas pelo Setor de Gestão Socioambiental e conta com a participação da Divisão de Comunicação, Setor Gráfico e Coordenadoria de Serviços Gerais, através do servidor Luís Pires e do terceirizado Edmilson Baima, que confeccionou a torneira.
A adoção de práticas de sustentabilidade é uma das prioridades do TRT-16. Entre as medidas adotadas pelo Regional estão a da coleta seletiva, o uso de sistema de geração de energia solar, estabelecimento de indicadores estratégicos, que definem parâmetros de consumo para serviços e materiais, além de outras ações de planejamento que resultem no aperfeiçoamento do gasto público e no uso sustentável de recursos.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Comemorado anualmente no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Este ano, a data é comemorada pela 50a vez com o alerta de que a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida. Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data oferece uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica. É um dia dedicado à conscientização e ação global em prol da proteção do meio ambiente. Cada ano, o evento é organizado em torno de um tema específico, com o objetivo de promover ações concretas e engajar governos, empresas e cidadãos na busca por um futuro mais sustentável.
Campanha anual “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!”
O TRT-16 desenvolve anualmente campanhas de sensibilização em prol da sustentabilidade. Para 2023, o slogan escolhido é “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!”, visando estimular magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas, terceirizados e o público em geral na condução das atividades jurisdicionais e pessoais de forma a difundir práticas ambientalmente sustentáveis.
As campanhas do TRT-16 seguem as diretrizes da Política de Logística Sustentável do Poder Judiciário e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem de forma integrada a Agenda 2030 da ONU. Para tanto, o Regional incluiu os ODS no seu Plano de Logística Sustentável (PLS), relacionando-os com os objetivos e iniciativas dos Planos de Ação, no intuito de demonstrar que a execução do PLS pode contribuir para o desenvolvimento sustentável local e global.

195 visualizações