TRT-16 implanta sistema SEI e inova na gestão documental e de processos administrativos

quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 - 12:28
Redator (a)
Suely Cavalcante

Desde o dia 21 de novembro de 2023, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) passou a ser oficialmente a nova ferramenta de gestão de processos administrativos do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA). Com a implantação, a gestão documental e de processos administrativos ficou mais eficiente e ágil, seguindo as tendências tecnológicas. O SEI substituiu o Sistema Único de Administração de Processos (SUAP). A implantação do SEI no TRT-16 foi feita de acordo com o disposto no Ato Regulamentar GP/TRT16 nº 10/2023.
O SEI oferece vantagens que incluem facilidade de localização e acesso, organização eficaz de conteúdos, economia de recursos e espaço, eliminação de tarefas repetitivas, transparência no andamento dos processos e proteção contra avarias e perdas.
Conforme a Setic, o SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede na cidade de Porto Alegre (RS). Para utilizar o sistema, o TRT-16 assinou o Acordo de Cooperação Técnica nº 360/2022 com o TRF-4, em novembro de 2022. 
Capacitação
A fim de garantir uma transição tranquila do SUAP para o SEI, a Setic traçou um calendário de atividades, entre elas, um programa de capacitação para todos os servidores e servidoras. Foram realizadas quatro turmas e o treinamento de cerca de 350 servidoras e servidores. Nas aulas, que foram on-line e ministradas por Rafael Robinson de Sousa Neto, secretário da Setic, e por Daniele Souza de Araújo, servidora lotada na unidade de Apoio ao PJe da Setic, foram detalhados o funcionamento do SEI e as atividades de migração dos processos do SUAP para o novo sistema, entre outras questões. 
Tutoriais
Paralelamente, a equipe da Setic elaborou uma playlist no canal do TRT-16 no YouTube com alguns tutoriais sobre o sistema para facilitar o manuseio do SEI, e contou com a parceria da Divisão de Assessoria de Comunicação Social para a divulgação do material aos integrantes do quadro funcional do tribunal. Acesse a playlist.
Migração de processos
De acordo com a Setic, a migração dos processos do SUAP para o SEI foi iniciada no dia 21 deste mês e a expectativa é concluir essa migração o mais rápido possível. Até terça-feira (28/11), já haviam sido migrados 1.625 processos, correspondendo a aproximadamente 36% do total de processos em andamento no sistema legado SUAP do TRT-16 na data de implementação do SEI. Durante o mesmo período, foram inseridos no SEI 1.998 processos (migrados do SUAP ou criados diretamente no SEI) e 63.083 documentos
A Setic desenvolveu uma ferramenta para realizar a migração de cada processo individualmente, com os respectivos documentos, do SUAP para o SEI. Inicialmente, a migração está sendo realizada pelos usuários e, posteriormente, após alguns meses de uso do SEI, será por meio de uma rotina automática desenvolvida pela secretaria.
Canais de comunicação da Setic
Em caso de dúvidas, problemas ou necessidade de orientações sobre o SEI, servidoras e servidores podem entrar em contato com a Central de Serviços de TI por meio do site central.trt16.jus.br ou através de contato telefônico pelo ramal 9500.

      

 

145 visualizações