Tribunais recebem Selo 100% PJe: 97% dos processos de toda a Justiça do Trabalho foram migrados

quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2020 - 14:37
Desembargador Américo Bedê (presidente do TRT16), Ministro Brito Pereira (presidente do TST), desembargador José Evandro (vice-presidente e corregedor do TRT-MA) e ministro Lélio Bentes (corregedor-geral da JT) na entrega do Selo 100% PJe.

Selo foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Para o ministro-corregedor, Lélio Bentes, a migração dos processos para o sistema favorece o controle e a gestão processual

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, participou nesta quarta-feira (20), da 1ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor) de 2020 e realizou a entrega do Selo 100% PJe para os Tribunais que migraram todo seu acervo para o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O Selo “100% PJe” foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e tem como objetivo reconhecer o esforço dos TRTs no cumprimento da meta traçada pela Corregedoria.
“Temos muito orgulho dos resultados já atingidos”, celebrou o ministro ao consignar que 97% dos processos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus já foram migrados. Para o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lélio Bentes, a migração dos processos favorece o controle e a gestão processual. 
O corregedor-geral também deu destaque à informatização dos processos e o esforço concentrado dos tribunais no desenvolvimento de novas ferramentas. Entre os exemplos dados, ele citou as melhorias no PJe e o projeto-piloto do Sistema de Assistência Judiciária da Justiça do Trabalho (AJ-JT), lançado na última terça-feira (4), que busca facilitar o cadastro nacional de peritos na Justiça do Trabalho. “A administração atual do TST e do CSJT buscou investir no desenvolvimento de ferramentas que facilitassem a vida do magistrado”, comentou, lembrando da importância do Coleprecor no compartilhamento de ideias e projetos.
Projeto Garimpo
No primeiro dia da reunião ordinária do Coleprecor, o ministro Lélio Bentes apresentou dados atualizados da execução do projeto Garimpo, que foi nacionalizado por meio de Ato  Conjunto da Corregedoria. Dados atualizados apontaram que, em todo o país, foram identificados R$ 1,9 bilhões de valores remanescentes em contas judiciais de processos arquivados definitivamente.
O ministro comentou sobre a importância do projeto, que vem envolvendo grande esforço de magistrados e servidores na identificação desses valores e na busca de seus titulares. Ele contou a história de uma mulher diagnosticada com câncer que foi informada da existência de R$ 30 mil reais em uma conta que estava esquecido. O resgate do montante fez a diferença para o seu momento de vida, já que ela teria gastos com o tratamento. Ela fez questão de conhecer e agradecer os servidores responsáveis pela identificação de tais valores.
Lei de Proteção de Dados e Olimpíadas da Justiça do Trabalho
No segundo dia da reunião, o juiz do trabalho da 9ª Região Braulio Gabriel Gusmão proferiu palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, realçando a necessidade dos Tribunais se atentarem para as questões não somente técnicas, mas jurídicas da nova Lei.
Já os dirigentes da Anastra – Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista, Yonaldo Costa e Alexandre Santos, solicitaram apoio dos presidentes e corregedores presentes na liberação de servidores para participação das Olimpíadas da Justiça do Trabalho, que é custeada inteiramente pelas contribuições de servidores e por patrocínios obtidos pela entidade junto a iniciativa privada.

As galerias de fotos podem ser acessadas clicando aqui.

Fonte: Imprensa/Coleprecor com informações do CSJT.

 


EM TEMPO:

TRT-MA foi o segundo Tribunal Trabalhista a migrar 100%

O reconhecimento veio após o Regional concluir a migração de todos os processos físicos de primeira e segunda instâncias para o PJe, com o total de 90.491 processos migrados do meio físico para o digital. O TRT do Maranhão foi o segundo Tribunal Trabalhista do país a conquistar o Selo, atingindo a totalidade da migração em 27 de novembro de 2019, atrás somente do TRT da 7ª Região. O provimento da Corregedoria-Geral da JT propunha que, até dezembro de 2019, os Tribunais elaborassem seus planos de migração e os executassem. Para saber mais, clique aqui.

O presidente e o vice-presidente/corregedor do TRT maranhense, desembargadores Américo Bedê Freire e José Evandro de Souza, respectivamente, receberam o Selo 100% PJe, entregue pelos ministros em Brasília-DF (foto).

Tribunais que receberam o Selo, por ordem de conclusão de migração dos processos: TRTs da 7ª Região (CE), 16ª Região (MA), 6ª Região (PE), 11ª Região (AM/RR), 20ª Região (SE), 4ª Região (RS), 13ª Região (PB), 14ª Região (AC/RO), 17ª Região (ES), 18ª Região (GO), 21ª Região (RN), 22ª Região (PI) e 24ª Região (MS).
 

380 visualizações