Prédio-sede do TRT-MA e FAS passam por mais uma ação de sanitização realizada pela equipe do 24º BIS

sexta-feira, 29 de Janeiro de 2021 - 13:37
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Militar sanitizando um dos ambientes do prédio-sede do Tribunal
Militares desinfectando corrimão de escada no TRT

A sanitização, efetuada pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), em combate à disseminação do novo coronavírus, foi iniciada ontem (28), no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), em São Luís, e vai ser concluída na próxima segunda-feira (1º/2). Nesta sexta-feira (29), a sanitização ocorreu no Fórum Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís. O procedimento foi solicitado pelo vice-presidente do Tribunal, no exercício da presidência, desembargador José Evandro Souza, ao tenente-coronel do 24º BIS, Sérgio Henrique Lopes Rendeiro. 
A equipe de sanitização foi composta por 17 militares, que utilizaram equipamentos portáteis próprios para aplicação de produto desinfetante diluído em água. A aplicação foi efetuada em todas as instalações físicas do prédio-sede e do Fórum. Sob o comando do 24º BIS, é a segunda ação de sanitização tanto no prédio-sede quanto no FAS. Em agosto de 2020, as dependências do prédio-sede e do FAS foram desinfectadas também por uma equipe do Batalhão, na época sob o comando do coronel Sousa Filho. 
O diretor-geral do TRT, Manoel Pedro Castro, disse que a sanitização feita pelo 24º BIS é extremamente importante para manter um ambiente de trabalho seguro e sadio, destacando que a medida complementa o trabalho realizado rotineiramente nas dependências da Justiça do Trabalho no Maranhão, pelas equipes terceirizadas de limpeza e conservação.
O sargento Campos, que coordenou a equipe militar, ressaltou as contribuições trazidas pela as ações do 24º BIS. “Fazer com que as pessoas se sintam seguras no seu local de trabalho é de uma relevância muito grande, tendo em vista que elas ficam com receio de sair de casa por conta do vírus. Então, garantir essa segurança e contribuir para que elas não possam contrair a doença em seu ambiente de trabalho é algo grande”, afirmou.    
O servidor José Coelho Melo, coordenador de Serviços Gerais, reforçou que medidas preventivas como essa dão seguridade ao trabalho já feito pelo TRT-MA. Além disso, para ele, mesmo com a existência da vacina, é necessário manter o rigor nos protocolos sanitários. “O índice de vacinação é muito baixo e as variações do vírus que estão aparecendo são mais agressivas, então temos que ser mais cuidadosos. Seguimos os mesmos procedimentos já adotados, com mais rigor ainda”, enfatizou. O coordenador e o servidor Sérgio Pinho coordenaram a ação pelo TRT. 
Já o sargento destacou que mesmo nesse cenário de vacinação, o 24º BIS continua a realizar diversas ações preventivas. “Não podemos descuidar em momento nenhum. Continuamos a realizar a sanitização nos locais e há muitos que ainda não receberam. Estamos aí para contribuir da melhor forma para que esse vírus não se espalhe e também para que não pare a produção nos locais de trabalho”.
Parceria 
Recentemente, o desembargador José Evandro e o tenente-coronel Sérgio Rendeiro se reuniram para definir ações de combate à Covid-19 e para a formalização de um convênio entre as instituições. 
Durante a reunião, o desembargador sinalizou para que ações de sanitização possam ocorrer mais vezes no Tribunal e solicitou a parceria com o 24º BIS. O tenente-coronel respondeu positivamente ao pedido e afirmou que o combate ao vírus é uma das prioridades do Batalhão. 
O diretor-geral, Manoel Pedro, destacou que, com a formalização de um convênio, a Justiça do Trabalho pode contribuir com os programas sociais. Ele exemplificou que essa contribuição pode ocorrer por meio de palestras e com a participação de magistrados em projetos que envolvam crianças. Clique aqui para ler a matéria completa.
 

52 visualizações