Dia Mundial da Reciclagem: TRT-16 incentiva o descarte consciente de resíduos

sexta-feira, 17 de Maio de 2024 - 14:51
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida

Observando a necessidade de reforçar a importância do seu papel social e consciente, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) aproveita o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado hoje (17/5), para incentivar a adoção de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho e em casa. O Setor de Gestão Socioambiental comemora a data como uma oportunidade de reflexão em conjunto, envolvendo todos os integrantes da magistratura e do corpo funcional, assim como terceirizadas e terceirizados, estagiárias e estagiários, acerca da importância de destinar corretamente os resíduos, reduzir o consumo e reciclar tudo aquilo que não puder ser reduzido. 
Com o slogan “Recicle hoje. Preserve o futuro. Faça sua parte pelo planeta”, a iniciativa está alinhada com algumas ações já colocadas em prática pelo TRT-16 na área da sustentabilidade, tais como: a utilização de produtos alternativos aos copos descartáveis, que já é uma realidade, substituindo-os por canecas e copos de vidro; e o uso consciente dos materiais impressos, já que o Tribunal utiliza, de forma geral, diversas plataformas digitais. As ações são desenvolvidas junto ao público interno do Tribunal como oportunidades educativas de cuidar do planeta, por meio de medidas tangíveis que garantem resultados conscientes.
Parceria sustentável
O TRT-16 e a Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S/A possuem parceria que observa a responsabilidade socioambiental, mediante a coleta e destinação adequada de resíduos sólidos recicláveis no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão, com o Projeto E+Reciclagem. O objetivo do projeto é incentivar a troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia e oferecer uma oportunidade valiosa para difundir a cultura da coleta seletiva, educando as pessoas sobre a importância de separar corretamente os resíduos e os impactos positivos que essa prática pode ter no meio ambiente. 
As ações estão alinhadas ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-16, instituído em cumprimento à Resolução CNJ nº 201/2015 e atualmente regulamentado pela Resolução CNJ 400/2021, que busca construir um novo modelo de cultura institucional para inserir critérios de sustentabilidade nas atividades do Tribunal, sob as óticas econômica, ambiental e social. O PLS também é voltado ao estímulo do consumo consciente e eficiente de recursos naturais, insumos e serviços públicos, buscando o aperfeiçoamento contínuo na qualidade dos gastos públicos. 
Dia Mundial da Reciclagem 
A celebração é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), criada estrategicamente para destacar a importância da reciclagem e sensibilizar a sociedade sobre seus benefícios. A data é uma maneira de reforçar a necessidade de promoção de práticas sustentáveis em todo o mundo, com o objetivo de educar e sensibilizar acerca da reutilização e reciclagem de materiais que geram impactos negativos para o meio ambiente.

 

48 visualizações