XVIII Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho - EBJUT

Como parte das comemorações dos 30 anos deste Regional, a Sessão de Biblioteca e Gestão Documental, propôs e o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, aceitou sediar o XVIII Encontro de Bibliotecários e Documentalistas da Justiça do Trabalho, no período sugerido de 04 a 06 de setembro de 2019.
Esse Encontro já se consolidou como um evento nacional em que se discutem novos projetos proporcionando um espaço democrático de trocas de experiências e o fortalecimento do intercâmbio entre os Regionais do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho.
Esses debates frutificam e levam, por conseguinte, à criação de procedimentos a serem adotados para as bibliotecas da Justiça do Trabalho, como uma política de uniformização de linguagem documentária, de aquisição de material bibliográfico dentre outras iniciativas comuns aos Regionais como a adoção do software que oferece múltiplas possibilidades de obtenção de informações de forma unificada com acesso em um único portal (Portal JT), que reúne o acervo de todos os TRT’s, formando  um grande Catálogo Coletivo, pois permite a catalogação cooperativa que evita o retrabalho.
Durante o evento, os participantes debateram as transformações que as bibliotecas vivenciam em decorrência dos novos tempos, cujos avanços tecnológicos e do crescimento do mercado editorial, resvalam nos conteúdos eletrônicos e digitais. Assim, discutiram-se os desafios enfrentados pelos profissionais da área para desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias para acompanhar a revolução no modo de convivência dos acervos físicos, eletrônicos e digitais.
Compete ao bibliotecário jurídico conhecer os fluxos da informação, os ambientes virtuais e as mídias digitais aplicadas ao Direito, além de desenvolver relacionamentos com fornecedores de bases de dados, estabelecer parcerias com outras bibliotecas e treinar os usuários na utilização das ferramentas disponíveis.
Atento a todas essas questões, o TRT do Maranhão entendeu que o XVIII EBJUT dará sua contribuição fundamental para o processo de capacitação de bibliotecários e responsáveis pelas unidades de informação da Justiça do Trabalho.
Desse processo de educação continuada dos profissionais da área, beneficiam-¬se magistrados, servidores, advogados e toda a comunidade jurídica.