VT de Pedreiras inaugura Sala da Advocacia, promove IV Café com Advogados e titular faz apresentação sobre Justiça do Trabalho

segunda-feira, 9 de Maio de 2022 - 10:27
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Juiz Leonardo (antepenúltimo à direita, de terno azul) foi o anfitrião da solenidade de inauguração da Sala da Advocacia
Juiz Leonardo durante apresentação sobre a Justiça do Trabalho para estudantes de Direito da Femaf

A inauguração da Sala da Advocacia Dr. Benedito Ferreira Lemos, na sede da Vara do Trabalho de Pedreiras, foi realizada na última terça-feira (3/5). Presentes o titular da vara trabalhista, juiz Leonardo Henrique Ferreira; os presidentes da OAB-MA, Kaio Saraiva; da Subseção de Pedreiras, Eduardo Ferro; e da Escola Superior de Advocacia, Antônio Gaspar; a viúva e filha do advogado Benedito lemos, respectivamente Fátima Lemos e Jaqueline Lemos, além de servidores da VT e outros advogados. Segundo Leonardo Ferreira, a inauguração “representa uma grande conquista de todos os advogados da região, que poderão contar com mais este espaço para poderem exercer suas atividades de uma forma mais digna.”
O magistrado destacou o empenho da atual gestão da OAB, estadual e subseccional, e o apoio do TRT-16, representado pela VT de Pedreiras, para a concretização do projeto. A sala está equipada com computador, impressora e internet, além de material de expediente. 
O homenageado, advogado Benedito Ferreira Lemos, é natural de Pedreiras, graduou-se em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís. Foi o pioneiro na comarca de Pedreiras e referência para muitos profissionais de todo o Maranhão. Foi procurador autárquico federal, a serviço do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), onde ministrou as disciplinas de Direito Agrário, Previdenciário e Municipal. Também exerceu o cargo de conselheiro seccional na OAB/MA. 
IV Café com Advogados 
Na mesma data, também foi realizado o IV Café com Advogados da Vara do Trabalho de Pedreiras. O evento, com o tema “Os Avanços e Inovações Tecnológicas no Judiciário”, teve o propósito de discutir os instrumentos e sistemas digitais adotados pela Justiça do Trabalho, com destaque para o Juízo 100% Digital e o Programa Justiça 4.0. A iniciativa contou com a parceria da Subseção da OAB de Pedreiras.
Para o juiz titular da VT,“o Café é um momento em que podemos compartilhar as experiências e expor nossas perspectivas para o futuro, além ser um espaço onde o advogado se sente a vontade para fazer suas críticas, sugestões e elogios sobre o trabalho e os procedimentos realizados pela VT”. 
O advogado Eduardo Ferro falou sobre a importância da parceria institucional e da atualização do profissional em Direito com a realização do evento. “A existência das leis trabalhistas é essencial para que os direitos e deveres tanto dos trabalhadores como dos empregadores sejam claros, não havendo prejuízo para nenhuma das partes durante o período de duração do vínculo empregatício e acompanhar a atualização dessas novas leis, inclusive com a inclusão das tecnologias como é a justiça 4.0, é essencial para o profissional”, afirmou.
Visita dos acadêmicos da Femaf 
Na quarta-feira, dia 4/5, a VT de Pedreiras recebeu a visita dos acadêmicos da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco (Femaf) para um bate-papo conduzido pelo magistrado Leonardo Ferreira. Segundo o juiz, na oportunidade, foram prestados esclarecimentos acerca da Justiça do Trabalho, ramo do Poder Judiciário especializado na solução de conflitos trabalhistas; e o trâmite processual, desde a propositura da ação até a efetiva resolução do processo. O magistrado ainda falou das perspectivas para o futuro e conduziu os estudantes em um mini-tour pelas dependências da vara do Trabalho, passando pela Secretaria, Sala de Audiências e encerrando no Gabinete do juiz.
A coordenadora do curso de Direito da Femaf, Bianca Vieira de Sousa, disse que o aumento do número de alunos que cursam direito em Pedreiras, nos últimos anos, levou a Femaf a buscar a aproximação entre os acadêmicos do curso e a Justiça do Trabalho, a fim de lhes proporcionar a oportunidade de conhecer a realidade dessa justiça especializada. “A Vara do Trabalho de Pedreiras sempre foi atenta e acessível à comunidade, nos recebeu de forma carinhosa e mostrou o quanto é necessária para a estabilização das relações trabalhistas. Agradecemos imensamente pela oportunidade e o ganho à vida acadêmica de cada aluno proporcionado por esta visita”.

239 visualizações