Visita do presidente do TRT ao FAS: motivação é um dos lemas da nova gestão

quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014 - 15:57
Redator (a)
Wanda Cunha

Visitar as unidades do Tribunal e do Foro Astolfo Serra, acompanhado de seus assessores e coordenadores, é uma iniciativa que o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, vem desenvolvendo desde o início desta semana. A pretensão é visitar todas as unidades, inclusive as varas trabalhistas do interior, como forma de se aproximar dos administrados e conhecer os problemas por que passa cada setor para tentar resolvê-los. Na terça-feira (21), o presidente visitou a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) e à Coordenadoria de Material e Logística.

Na manhã desta quarta-feira (22), ele esteve no Foro Astolfo Serra (FAS), em companhia de toda a sua equipe, para ouvir e analisar os pedidos de providência feitos pelo diretor do Foro, Paulo Mont’Alverne Frota. A reunião ocorreu  no auditório do FAS (Av. Vitorino Freire, s/nº, ao lado do TRE), e contou com a presença também de juízes, diretores de secretaria e servidores das Varas do Trabalho da capital. Encerrada a reunião, o presidente e sua equipe fizeram uma vistoria nas dependências da sede do FAS.

Motivação - No início da reunião, o desembargador disse saber das dificuldades que enfrentaria ao assumir a Presidência do Tribunal, mas que aceitou ser presidente para deixar uma marca positiva na sua gestão. Falou sobre a escolha dos cargos, observando  que o principal lema de sua administração é motivar servidores e juízes. “Para motivar é preciso que a administração faça sua parte”, ponderou. Também é sua pretensão criar um canal de comunicação para estreitar os laços entre o presidente e o público interno.

Socializar a carência de servidores/critérios para remoção - O presidente falou da carência de servidores, observando que será preciso socializar as carências, dividi-las melhor para que nenhum setor fique prejudicado. “Não posso privilegiar meu gabinete em detrimento de uma vara”, exemplificou. Para isso, serão estabelecidos critérios para remoção de servidores. Lembrou que há servidores que estão no interior há muito tempo e que ainda não puderam ser removidos para a capital, razão pela qual vai priorizar a remoção dos mais antigos. Lembrou que o concurso para provimento de cargos de servidores está em andamento, o que não vai resolver o problema da deficiência de servidores, mas que vai melhorar a situação. Para ele, a solução do problema virá com a  criação de novos cargos.

Limitação do expediente externo - Em relação à mudança de horário do expediente do Regional, disse que houve um tempo em que pensou em fazer alteração no horário, mas que, na época, foi voto vencido e que, agora, a ideia é limitar o atendimento externo, já que, com a chegada do processo judicial eletrônico, o advogado não tem apenas oito horas de acesso ao processo, mas 24 horas, o que independe do atendimento do servidor.

Capacitação - Proporcionar treinamentos e congressos aos magistrados e servidores também é outra iniciativa da nova gestão, mas, para atender a um número maior de pessoas, é preciso socializar, e uma maneira de dar oportunidade para mais pessoas é economizar nas passagens aéreas e privilegiar quem mais se dedica.

Solicitação de providências - Com o propósito de prestar melhor serviço aos usuários do FAS, principalmente a servidores e juízes, o diretor Paulo Mont’Alverne  apresentou alguns pedidos de providência ao novo presidente, muitos dos quais já haviam sido apresentados à gestão anterior, razão pela qual alguns já se encontram em andamento, mas precisa ser cobrada a urgência aos setores competentes.

Dentre os pleitos enumerados, destacam-se as providências em relação ao arquivo da Praça Deodoro e ao arquivo instalado no FAS; instalações de zona wi-fi no Foro; de restaurante; de interfone ligando os gabinetes dos juízes e a secretaria à copa das varas trabalhistas; de telefone com acesso externo nos gabinetes dos juízes substitutos; de um portão no acesso ao estacionamento; de vidros básicos dos balcões das secretarias das varas trabalhistas. A perfuração de um poço artesiano, limitação do horário de atendimento ao público externo, aquisição de novo sistema de câmeras de vigilância e monitoramente também foram outras reivindicações feitas pelo diretor Paulo Mont’Alverne.

À medida que foram apresentados os pleitos do diretor, também os assessores do presidente foram apresentando soluções para os problemas ou mostrando opinião em favor de alguma tomada de decisão ou, ainda, prestando esclarecimentos.   Cada assessor foi se manifestando de acordo com os pedidos relativos à sua pasta. Para alguns pedidos foram encontradas soluções imediatas; para outros, será necessário um estudo mais apurado. O presidente  Luiz Cosmo da Silva Júnior salientou que todos os pedidos serão analisados, e, mesmo aqueles de difícil ou impossível providência, serão estudados para que se possa dar uma satisfação ao setor competente. Ao final, o desembargador solicitou aos gestores com maior número de providências a serem tomadas, a exemplo da Coordenadoria de Serviços Gerais e Seção de Engenharia, um cronograma de atividades para melhor atender aos pedidos.

Assessores e coordenadores – Participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro; o secretário-geral da Presidência, Antônio Manoel Costa Silva; o diretor-geral da Presidência, Julio César Guimarães; o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações, Rômulo José Maia Moura; o coordenador de Serviços Gerais, Manuel Alfredo Martins e Rocha Filho; o secretário de Administração em exercício, Raimundo da Conceição Lindoso; o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Ciro Ibiapina Cardoso; o secretário da Corregedoria, Marcos Pires; e o chefe da Seção de Engenharia, Manoel Ricardo Beckman de Jesus.

 

5 visualizações