Vice-presidente eleito do TRT-16 fala sobre desafios e avanços da Justiça do Trabalho em entrevista

segunda-feira, 10 de Novembro de 2025 - 12:16
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Cícero Brito
Foto mostra. des. Gerson Oliveira (vice-presidente e corregedor regional eleito do TRT16) e o jornalista Jorge Aragão.
Des. Gerson Oliveira (vice-presidente e corregedor regional eleito - TRT-16)

O vice-presidente eleito e corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, concedeu entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante News FM, na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro. A conversa foi conduzida pelo jornalista Jorge Aragão, que abordou temas ligados à atuação e aos desafios da Justiça do Trabalho no Maranhão.

Durante a entrevista, o desembargador Gerson de Oliveira destacou as transformações e desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho desde o período da pandemia, incluindo o aumento da demanda processual. Ele também ressaltou o esforço do Tribunal para garantir celeridade e eficiência na tramitação dos processos, destacando o papel das conciliações como instrumento de pacificação social: “A conciliação é uma vocação da Justiça do Trabalho, ela prima pela conciliação. No Maranhão, contamos com três Cejuscs de primeiro grau, temos a Semana Nacional de Conciliação. Sempre que eu olho um processo que há possibilidade de acordo, eu não perco tempo: chamo as partes, mando notificar, demonstrando a possibilidade de acordo, e geralmente a gente tem sucesso. Então é necessário essa criatividade”, afirmou o magistrado.

O desembargador Gerson também comentou sobre a reforma trabalhista e a força institucional da Justiça do Trabalho, que, segundo ele, “resiste ao tempo” pela importância social de sua atuação. Durante a participação, respondeu a perguntas de ouvintes sobre temas como informalidade, o papel social da Justiça do Trabalho e o debate sobre o fim da jornada 6x1: “Quanto à discussão sobre o fim da escala 6x1, certamente haverá reflexos na Justiça do Trabalho. Alguém ficará insatisfeito, e essas questões serão debatidas no campo político. Quando chegarem à Justiça, nós teremos de unificar a partir de uma jurisprudência”, pontuou.

Ao final da entrevista, o desembargador agradeceu o espaço e reforçou a importância do diálogo com a sociedade: “Eu agradeço a oportunidade de falar sobre a Justiça do Trabalho. Nós precisamos conversar com a população e estamos à disposição”, disse.

O vice-presidente eleito desembargador Gerson Oliveira também foi recebido pelo diretor da Rádio Mirante News, jornalista Zeca Soares, pelo diretor de Jornalismo da TV Mirante, jornalista Alex Barbosa, e pelo presidente do Grupo Mirante, Fernando Sarney. O desembargador destacou a importância de aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade, através dos órgãos de imprensa reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo institucional.

A entrevista completa está disponível no canal da Rádio Mirante News no Youtube.

A nova diretoria do TRT-16, para o biênio 2026-2027 foi eleita no último dia 24 de outubro. O desembargador José Evandro de Souza foi eleito presidente, o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, escolhido para ocupar o cargo de vice-presidente e corregedor regional. E na mesma sessão, também foram eleitos a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva para a direção da Escola Judicial (Ejud-16), tendo como vice-diretor o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior. Para a Ouvidoria do TRT-16, foram eleitos a desembargadora Ilka Esdra da Silva Araújo (titular) e o desembargador James Magno Araújo Farias (substituto).

56 visualizações