Vara do Trabalho de Estreito terá sede própria

quinta-feira, 15 de Maio de 2008 - 13:57
Redator (a)
Edvânia Kátia
Des. Gerson de Oliveira fez o lançamento da pedra fundamental da sede própria da VT de Estreito

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira, fez na manhã desta quinta-feira (15) o lançamento da pedra fundamental da futura sede própria da Vara do Trabalho de Estreito, distante 752 quilômetros da capital. "Esta cidade deve se orgulhar muito de ter a presença da Justiça do Trabalho no município. É a presença do Estado para pacificar as relações de trabalho, contribuindo para o equilíbrio das relações sociais e o desenvolvimento da Região", afirmou.

Gerson de Oliveira destacou também a dedicação da equipe que integra a Vara do Trabalho de Estreito. "Cada magistrado e cada servidor é um representante da nossa instituição. A dedicação de cada um deles tem sido fundamental para o crescimento da Justiça do Trabalho em todo o Estado", elogiou.

Às 15h o desembargador reúne-se com advogados do município e em seguida visita a Hidrelétrica de Estreito. Às 19h o presidente do TRT recebe da Câmara Municipal o título de cidadão de Estreito. "Para mim, é uma satisfação receber essa homenagem. Foi a forma que a população encontrou para demonstrar o reconhecimento pelo trabalho dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho nesta Região", afirmou Gerson de Oliveira. Para o prefeito de Estreito, José Lopes Pereira, a presença da JT no município é imprescindível para dar assistência a quem busca por seus direitos. O procurador do município de Porto Franco, advogado Francisco Bandeira Coutinho, também destacou a importância de uma VT para a Região. "É o TRT mantendo definitivamente aqui na Região o órgão trabalhista. Nós que militamos na advocacia sabemos como era difícil quando estávamos sob a jurisdição da Vara de Imperatriz, pois precisávamos nos deslocar até Imperatriz , explicou. Participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental também o presidente da Câmara de Vereadores, Benedito Torres Salazar; o juiz titular da Vara do Trabalho de Açailândia, Higino Diomedes Galvão; e o juiz substituto Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, que responde atualmente pela titularidade da VT de Estreito.

A futura sede da VT de Estreito será construída na Rua São Sebastião s/n, bairro Bandeirantes. Atualmente o órgão funciona na BR 010, nº 20. O terreno que abrigará as futuras instalações da VT foi doado pela Prefeitura, através de projeto de lei de iniciativa do Executivo Municipal, aprovado por unanimidade, na Câmara de Vereadores, em março deste ano. O terreno ocupa uma área de 1.485 m. Além do município, a VT de Estreito tem jurisdição em Campestre do Maranhão, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Lajeado Novo, Porto Franco, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes.

19 visualizações