Unidades de ensino parceiras do Programa TRT na Escola realizam culminâncias na próxima semana

sexta-feira, 23 de Novembro de 2018 - 12:57
Estudantes interagiram com a juíza Angelina
Juiz Paulo Fernando conversou com alunos do CE Vinícius de Moraes

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16), no desenvolvimento das suas atividades do Programa TRT na Escola/TJC, realizará visita às unidades de ensino participantes do programa, nos dias 26, 27, 28 e 30/11, quando serão realizadas as culminâncias das unidades de ensino. Exposições das produções culturais dos alunos serão apresentadas durante as culminâncias, que ocorrerão na Unidade de Ensino Básico (UEB) Pedro Marcosini Bertol, localizada no bairro do Jaracaty; UEB Rosália Freire, no Anjo da Guarda; Centro de Ensino (CE) Vinícius de Moraes, no Jardim Eldorado; e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de São José de Ribamar, respectivamente. 
A etapa de visitas do Programa TRT na Escola foi iniciada no último dia 4 de outubro, pelo Instituto IEMA de Bacabeira. O programa, que é coordenado pela EJUD16, ocorre em várias etapas, entre as quais, a de capacitação de professores e gestores; a de multiplicação dos conhecimentos junto aos alunos nas salas de aula; visitas nas escolas e o encerramento com a culminância geral, quando os alunos apresentam variados trabalhos sobre os temas debatidos. Nesta fase, o debate visa compartilhar noções básicas de combate ao trabalho escravo e trabalho infantil, mercado de trabalho para jovens, noções de direitos trabalhistas, assim como de trabalho seguro.
No dia 9 de outubro, a UEB Rosália Freire recebeu a juíza Angelina Moreira de Sousa Costa, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, e a servidora da EJUD16 Amanda Silva. Os alunos, na faixa etária de 6 a 11 anos, estavam entusiasmados, e tomaram posse de novos conhecimentos sobre o trabalho infantil. Também tiraram dúvidas com a equipe em um bate-papo descontraído. Questionada sobre a ajuda nos trabalhos domésticos familiar, a doutora Angelina esclareceu, "pode e deve ajudar em casa com os afazeres domésticos simples, naturais da vida em família, mas não podem faltar na escola".
O juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, coordenador da EJUD16, realizou visitas nas escolas Vinícius de Moraes e no IEMA de São José de Ribamar, nos dias 10 e 11/11 respectivamente, para estudantes do ensino médio, na faixa etária de 14 a 18 anos. Em ambas as unidades de ensino, o magistrado interagiu com os alunos no momento tira-dúvidas, e respondeu perguntas sobre trabalho seguro, mercado de trabalho, uso de equipamento de segurança, dano moral em caso de acidente de trabalho e, até mesmo, perguntas sobre direito em geral, como idade mínima para casamento e regimes de divisão de bens. A servidora Amanda acompanhou o magistrado nas referidas visitas.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

 

13 visualizações