UEB José Gonçalves do Amaral realiza culminância do projeto TRT na Escola

terça-feira, 22 de Janeiro de 2013 - 13:39
Juíza do Trabalho Angelina Moreira de Sousa Costa
Crianças da UEB José Gonçalves do Amaral, em Pedrinhas

Na segunda-feira (21/01), a Unidade de Ensino Básico José Gonçalves do Amaral, em Pedrinhas, realizou a culminância do Projeto TRT na Escola, com o tema “Trabalho Infantil em Combate”. A juíza substituta da 5ª Vara do Trabalho de São Luís, Angelina Moreira de Sousa Costa, e a gestora do projeto, Anícia de Jesus Ewerton, acompanharam as apresentações na escola. Esteve também presente, na ocasião, o representante do Conselho Tutelar daquela área, Fábio Costa.

Naquela unidade de ensino, 470 alunos trabalharam o tema “Trabalho Infantil em Combate”, coordenados por 10 professores. O projeto TRT na Escola é promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), em parceria com o Programa TJC (Trabalho Justiça e Cidadania). 

A abertura da culminância foi feita pelos alunos da turma 62, 7º ano, que apresentaram a paródia da música “Asa Branca”. “Quando olhei uma criança vendendo bala na estação eu perguntei, ai, meu Deus do céu, ai, por que tamanha judiação (...)”. A paródia foi escrita pelos alunos, sob a coordenação do professor de Português.

Os alunos da turma 63, 6º ano, apresentaram a peça teatral “A História de Alice”, que narra a vida de uma menina que trabalha como doméstica por pressão da mãe. Uma aluna do 4º ano leu ainda um texto sobre o trabalho infantil.

Durante a culminância, houve ainda a apresentação da paródia “Ela é Pop”, um jogral; e a apresentação da música “Miséria S&A”, que foi traduzida do português para o Inglês, pelas alunas Flávia Deborah, Vanessa Ingrid e Marliane Andressa, com a orientação da professora de inglês.

Programa - o TRT na Escola tem como objetivo semear conhecimentos sobre direitos, especialmente trabalhistas, noções básicas de direitos e propõe debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e outros temas.

Todas as unidades de ensino que estão participando do TRT na Escola desenvolvem atividades de conscientização, relacionadas a um dos temas propostos. 

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista responsável: Wanda Cunha

 

 

Matéria reeditada em: 01/02/13 às 11h47

33 visualizações