TST e TRT-MA abrem Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT em São Luís nesta segunda-feira (15)
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) abrem, nesta segunda-feira (15), no Hall do 2º Andar do Foro Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho de São Luís), a partir das 16h, a Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT. Realizada pelo TST, a Mostra começa, pelo TRT-MA, a percorrer os tribunais do trabalho do país. Sob a coordenação do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), a exposição poderá ser visitada até a próxima sexta-feira (19). Depois do tribunal trabalhista maranhense, a mostra segue para o Rio de Janeiro.
Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT - composta por painéis, medalha e selo comemorativo dos 70 anos, fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa, painéis e exemplares do informativo "Labor", do Núcleo de Memória e Pesquisa da Coordenadoria de Gestão Documental do TST. O acervo pertence ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT), órgão que antecedeu ao TST, e parte dele fica em exposição permanente no Memorial do TST.
Uma linha do tempo, que reúne as principais conquistas trabalhistas, é um dos destaques da Mostra. O primeiro registro da linha do tempo é a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Também estão registrados a criação da carteira do trabalho, movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Instituto Nacional de Seguridade Social, e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.
Para saber mais sobre a Mostra entrar em contato pelo telefone (98) 2109 9501.
Com informações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.