TRT na Escola visita a Unidade de Ensino Básico Camélia Costa Viveiros, no Coroado

quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 - 16:03
Redator (a)
Marina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Dando continuidade às atividades do Programa TRT na Escola, desenvolvido pela Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), o juiz do Trabalho Carlos Gustavo Brito Castro, a servidora Anícia Ewerton (gestora do Programa) e o estagiário da Seção de Comunicação Social, Paulo Jamis Pinto, visitaram, nesta segunda-feira (17/11), a Unidade de Ensino Básico Camélia Costa Viveiros, no bairro do Coroado. Eles foram recepcionados por cerca de 230 pessoas, entre professores e alunos (com faixa etária entre 8 e 14 anos), e pela professora Cleres Sousa Ribeiro, gestora da unidade escolar. 

Em primeiro momento, a equipe falou brevemente sobre trabalho infantil, trabalho seguro e direitos trabalhistas. Anícia Ewerton ressaltou a importância do Programa para os alunos e para a sociedade em geral.

O grupo visitou sete salas do ensino fundamental de turmas do 2º, 3º 4º e 5º anos. Foram observados os trabalhos que os alunos estão desenvolvendo, em grande parte com o tema “trabalho infantil”, baseados nas cartilhas distribuídas pelo TRT na Escola. Dentre esses trabalhos, os alunos produzem redações, poesias e música.

O juiz Carlos Gustavo enfatizou a necessidade de os alunos priorizarem o estudo, e frisou que a exploração do trabalho infantil é proibida por lei. Também convidou os alunos a serem parceiros na divulgação das informações contidas nas cartilhas e a denunciarem para os diretores, coordenadores e professores quando presenciarem qualquer exploração de trabalho infantil.

TRT na Escola - Desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o Programa tem, entre outros, o propósito de difundir conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, e a realização de debates sobre trabalho infantil e trabalho análogo ao de escravo. O Programa TRT na Escola vem sendo desenvolvido há três anos, em São Luís, com bastante êxito e alinha-se aos temas Acesso à Justiça e Política Institucional, contemplados no planejamento estratégico da instituição. A partir de 2014, os titulares das Varas do Trabalho de Açailândia e Barreirinhas, respectivamente, magistrados Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos e Maria do Socorro Almeida de Sousa, têm desenvolvido ações do Programa nos respectivos municípios.

21 visualizações