TRT na Escola: Programa é bem recebido na Feira do Livro de São Luís

terça-feira, 4 de Novembro de 2014 - 13:17
Juiz Bruno Motejunas apresenta o Programa TRT na Escola.

O Programa TRT na Escola, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) foi muito bem recebido durante a apresentação na 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS),  feita pelo juiz Bruno de Carvalho Motejunas, coordenador-geral da Escola Judicial do TRT-MA, na manhã desta terça-feira (4/11), na Casa do Escritor Ubiratan Teixeira, no Convento das Mercês, que falou para um público formado por alunos da Escola de Música da Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, com idades entre 12 e 14 anos.

Na palestra, o foco do TRT na Escola foi o trabalho escravo e infantil. Os estudantes se mostraram interessados nas informações prestadas pelo magistrado, interagindo e dando opiniões sobre o tema. Durante a apresentação, Bruno Motejunas, com uma linguagem adequada ao público pré-adolescente, abordou o tema por meio de debates e com a exibição do curta-metragem “Vida Maria”, que conta a história de uma menina levada a largar os estudos para trabalhar. O objetivo principal foi mostrar para as crianças o diferencial que os estudos proporcionam à vida das pessoas. 

Rita Oliveira, coordenadora da FeliS, ressaltou a importância do Programa para as atividades da Feira: “O evento não é feito pensando apenas na leitura, ele vai muito além disso. O nosso objetivo é incentivar a formação, como cidadão, de todos os freqüentadores, desde os pequenos leitores aos adultos”, ressaltou a coordenadora.

A professora da Escola de Música Rose Cutrim Santos afirmou que a palestra foi importante para que os jovens conheçam e exerçam os seus direitos, principalmente o maior deles, que é estudar. 

Os estudantes também consideraram a experiência bastante proveitosa. Um dos mais empolgados com o tema foi Thaynan dos Santos, de 12 anos, que disse que sempre pensou muito sobre o trabalho escravo, e que a palestra o incentivou mais ainda a estudar para crescer e ter uma vida boa.

TRT na Escola – Com o slogan “Educar é promover cidadania”, o TRT na Escola tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada. O objetivo do programa é difundir conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, bem como realizar debates sobre trabalho infantil, trabalho análogo ao de escravo, e trabalho seguro, com ações desenvolvidas desde 2012. O TRT na Escola é desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

8ª Feira do Livro de São Luís – Realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), a 8ª FeliS tem programação aberta até esta sexta feira (7/11), das 9h às 22h, com atrações espalhadas em diversos pontos do bairro do Desterro. Confira aqui a programação completa da Feira. 
 


Redação: Marina Brito (estagiária de Jornalismo).
Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086.

 

 

4 visualizações