TRT Maranhão é destaque no canal MEMOJUS Brasil com ações do Centro de Memória

quarta-feira, 10 de Junho de 2020 - 11:21
Servidora Edvânia Kátia destaca atividades da Justiça do Trabalho do Maranhão

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) é um dos destaques do Canal MEMOJUS Brasil (Memória da Justiça Brasileira). Em uma apresentação feita pela servidora Edvânia Kátia, do Centro de Memória e Cultura do TRT, foram apresentadas as atividades realizadas pela Justiça do Trabalho do Maranhão na área da memória, cultura e gestão documental. O TRT-MA foi o terceiro Tribunal do país a participar da série Conhecendo o Memojus, realizada em decorrência do Dia Nacional da Memória, 10 de maio, celebrado pela primeira vez este ano. 

O Memojus é formado por vários profissionais, entre historiadores, arquivistas, museólogos, bibliotecários, jornalistas, juízes e desembargadores que atuam na memória e gestão documental em todos os ramos do Poder Judiciário no Brasil. A mais recente conquista foi a criação do Dia Nacional da Memória, dia 10 de maio, instituído pela Resolução 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após ser submetida ao Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental  e Memória do Poder Judiciário (Proname) mediante proposta do juiz Carlos Alexandre Bottcher (TJ-SP). No momento o fórum atua para a criação de uma regulamentação específica para a preservação da memória. 

Na apresentação do TRT do Maranhão, a servidora Edvânia Kátia destacou que na Justiça do Trabalho do Maranhão, o Centro de Memória atua em três eixos. “Hoje atuamos em três linhas. Na linha  da gestão documental com a separação dos processos históricos, na linha museológica com o levantamento do bens móveis e o material iconográfico (fotos e vídeos) da nossa instituição e na linha cultural que eu considero também de fundamental importância porque dá visibilidade às iniciativas”, disse. Ela lembrou que o TRT do Maranhão foi pioneiro na realização de uma atividade que reuniu a música e a reflexão sobre os direitos sociais. “Tivemos a felicidade de fazer um 2013 um show no Teatro Arthur Azevedo, o mais importante de nossa cidade. Esse show reuniu artistas juntamente com servidores que tem talento. Fomos ao palco para cantar os direitos sociais e assim propor à sociedade uma reflexão sobre esses direitos a partir da música”, rememorou. O show foi selecionado no projeto Innovare edição 2013. Acompanhe aqui o vídeo.

Criado em maio de 2007, o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão foi instituído pela RA 061/2007, tendo entre suas atribuições, a finalidade de realizar a coleta, tratamento, organização, classificação, guarda, conservação e preservação do acervo documental independente do suporte, compreendendo processos, periódicos, fotos, quadros, móveis e equipamentos antigos, indumentárias, efígies, brasões, medalhas, vídeos, destacando o seu papel social no cenário maranhense, bem como  criar um espaço multicultural, o que veio a acontecer em 2009 com a criação do Espaço de Artes do TRT. Atualmente o Cemoc integra a estrutura do Setor de Biblioteca e Gestão Documental, vinculada ao Gabinete da Presidência.

Para saber mais:
Canal MEMOJUS Brasil
 

56 visualizações