TRT-MA: Setor de Comunicação publicou mais de 500 notícias e promoveu campanhas de conscientização em 2020

segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2021 - 8:54
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Edvânia Kátia

O Setor de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) produziu e publicou o total de 503 notícias no ano passado, mantendo o mesmo índice de produtividade de 2019. O setor ainda promoveu ações de conscientização sobre a Covid-19 ao longo de 2020, como a série de matérias informativas acerca do Plano de Ação para retomada gradual das atividades presenciais em toda a Justiça do Trabalho do Maranhão. O ano também foi marcado pelo crescimento do engajamento nas redes sociais e pelo desenvolvimento de ações socioeducativas e culturais, a exemplo da série Música pela Infância (clique aqui para assistir ao vídeo institucional e clique aqui para assistir aos vídeos da campanha). A unidade em conjunto com o Centro de Memória posicionou ainda estrategicamente o TRT-MA no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos, que resultou no terceiro lugar para a instituição.
O número de publicações no site correspondem a matérias institucionais e judiciais, com a divulgação de decisões, eventos online, instituição de comissões de trabalho, além de informar as medidas adotadas pelo JT-MA no combate à Covid-19. Além disso, o Setor ainda produziu e divulgou 71 releases à imprensa local, regional e nacional com o objetivo de compartilhar informação de interesse público sobre o TRT-MA. 
Durante 2020, ações de comunicação interna também foram desempenhadas, com a adoção de estratégias para a redução de gastos com impressão. O Setor de Comunicação produziu 204 informativos eletrônicos, distribuídos pelos canais internos do TRT-MA. Com o mesmo propósito, também foi produzido o total de 125 banners eletrônicos, que facilitaram a navegação do público interno e externo no site, apresentando avisos sobre funcionalidade do PJe, Plantão Judicial e redirecionando os visitantes do site para matérias e seções espalhadas pela página, além dos portais, como da Escola Judicial.  
Campanhas Institucionais
Devido ao novo coronavírus, o Setor de Comunicação investiu em campanhas que trouxeram uma série de notícias explicando as Etapas do Plano de Ação para a retomada das atividades presenciais. Intitulada "Retorno Gradual Com Segurança para Todos", a campanha noticiou todos os Atos Conjuntos do Gabinete da Presidência e detalhou, de forma didática, as medidas presentes no Plano, como o preenchimento do formulário Epidemiológico, quais unidades retomariam as atividades presenciais e os critérios que seriam adotados para essa decisão, como funcionaria o sistema de rodízio de servidores e estagiários, as sanitizações realizadas nas instalações físicas de toda a JT-MA e demais medidas.
A campanha resultou em 25 notícias publicadas no site do Regional e divulgadas no Facebook, Twitter, para mais de 20 grupos do Whatsapp institucional, para todos os e-mails institucionais e também para os meios de comunicação de massa em São Luís e no interior do estado.
Em parceria com a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do TRT16, foi promovida a campanha "O TRT-16 Não Está Parado". O objetivo foi dar amplo conhecimento ao público interno e externo sobre a manutenção da produtividade das áreas judiciais e administrativas, com a publicação de balanços semanais. A campanha resultou em 36 balanços da área judicial e três da área administrativa noticiados.
Valorização do servidor
No dia 28 de outubro, data que marca o Dia do Servidor, a Comunicação, em parceria com o Gabinete da Presidência e Setor de Cerimonial, publicou uma série de 14 vídeos que traziam servidores expressando o que significava para eles atuarem no TRT-MA. A ideia foi ressaltar a importância do trabalho exercido por esses profissionais na Justiça do Trabalho do estado. Todos os vídeos foram compartilhados nos e-mails institucionais, redes sociais e no Whatsapp.
Projetos e ações socioeducativas e culturais
Numa cooperação com o Centro de Memória e Cultura do TRT-MA, o Setor realizou o mapeamento de todas as ações da JT-MA no combate ao Trabalho Escravo e Infantil no Estado e que foram desenvolvidas desde 2002. A iniciativa garantiu a terceira colocação no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos 2020, na categoria Ações Desenvolvidas por Órgãos Públicos do Estado do Maranhão.
As ações sobre esse tema se estenderam com a série "Música pela Infância". Pelas redes sociais, músicos e compositores maranhenses cantaram e interpretaram composições autorais relacionados à temática do trabalho infantil. Foram 15 composições, sendo oito inéditas, que integraram essa edição especial para o projeto TRT Cantos e Encantos. A série teve início no dia 12 de junho de 2020, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Escravo.
"Música pela Infância" foi coordenado também pelo Setor de Comunicação em parceria com o Centro de Memória e a Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo e Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizageem. Contou ainda com o Clube do Choro do Maranhão. Além dos vídeos que registraram as canções, o projeto ganhou um vídeo institucional. 
Crescimento nas Redes Sociais
O ano de 2020 trouxe um notável crescimento do interesse de internautas em interagir com o TRT-MA pelas redes sociais. Exemplo disso é o crescimento de seguidores no perfil deste Regional no Twitter. O perfil registrou até o mês de dezembro do ano passado o total de 7.306 seguidores, sendo 115 novos, o que corresponde a 1,60% de crescimento comparado a dezembro de 2019.
O crescimento também se reflete na página oficial do Tribunal no Facebook. Até dezembro de 2020, a página totalizava 3.665 curtidas, um crescimento de 7,95% se comparado a 2019, que contava com 3.395 curtidas. Já o perfil TRT Maranhão Ascom conta com 4.515 amigos, além de administrar um grupo com 169 membros entre magistrados e servidores.
No ano passado, durante o trabalho remoto, o canal do TRT-MA no YouTube ganhou maior força. Na plataforma, foram compartilhados e transmitidos vídeos e lives. Até janeiro de 2021 foram contabilizadas 356 inscrições e 6.520 visualizações. O destaque ficou para as sessões telepresenciais da 1ª e 2ª turma e para o projeto "Música pela Infância".
Outro aumento foi o número de destinatários na lista de transmissão no Whatsapp institucional. Em 2019, o TRT-MA contava com 116 destinatários e, em 2020, esse número teve um crescimento de 50%, como 174 destinatários cadastrados. A ferramenta é utilizada para a divulgação, em âmbito interno, das mais variadas informações de interesse da Justiça do Trabalho.

 

77 visualizações