TRT-MA retoma atividades do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas

terça-feira, 20 de Setembro de 2022 - 15:32
Redator
Ana Karolina Brito
Revisor
Gisélia Castro
Estudantes conhecem história e funcionamento da Justiça do Trabalho durante as visitas guiadas.

Justiça do Trabalho vai receber 60 alunos, com idade entre 16 e 17 anos, durante a programação.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região retomará esta semana as atividades do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas, que promove visitas guiadas às instalações da Justiça do Trabalho na capital. Na próxima quinta-feira (22), a partir das 9h, os alunos do Centro de Ensino Humberto de Campos participarão de uma programação especial no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas do TRT-MA. 
Está previsto que cerca de 60 alunos da escola pública localizada no Bairro de Fátima, com idade entre 16 e 17 anos, participem do projeto. Durante a visita, os estudantes conhecerão as dependências do Centro de Memória e Cultura (Cemoc) e da Biblioteca da Justiça do Trabalho do Maranhão, onde terão a oportunidade de descobrir e vivenciar a história da Instituição através do contato com os documentos, peças, objetos e acervo das unidades. 

Palestra Voto Consciente
Considerando a proximidade das eleições, a programação do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas inclui uma palestra sobre a importância do voto com o objetivo de incentivar os jovens ao exercício da cidadania. Com o tema voto consciente, a palestra será ministrada após as visitas guiadas pelo promotor de Justiça Cláudio Luiz Frazão Ribeiro, titular da 17ª Promotoria Criminal. 
Ao final da programação, será distribuído um lanche aos alunos nas imediações do auditório. O Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas é coordenado pelo Setor de Biblioteca e Gestão Documental e pelo Centro de Memória e Cultura (CEMOC). 

Biblioteca do TRT-MA
A Biblioteca “João Freire Medeiros" está localizada no Fórum Astolfo Serra, prédio-sede das Varas do Trabalho de São Luís. Oferece diversos serviços como emissão de nada consta, empréstimo domiciliar e via malote, pesquisa bibliográfica trabalhista, treinamento do usuário e outros. Seu acervo é destinado a magistrados, juízes, servidores, estagiários, terceirizados, acadêmicos de direito, promotores, advogados e a comunidade em geral.

Magister Net 
A Biblioteca oferece aos magistrados e servidores suporte informacional para o desenvolvimento das atividades, promovendo o acesso e incentivando o uso de dados e informações visando a boa prestação jurisdicional e a disseminação de conhecimentos. Um desses serviços é o acesso às publicações especializadas no campo do direito através da plataforma digital Magister Net. Para acessar, basta inserir login e senha.

Centro de Memória e Cultura (Cemoc)
Além da biblioteca, o TRT-16 também possui o Centro de Memória e Cultura (Cemoc), unidade responsável pela guarda e proteção de documentos históricos da Justiça do Trabalho no Maranhão. A unidade é vinculada ao Setor de Biblioteca e Gestão Documental.
Criado pela Resolução Administrativa TRT-16 nº 061/2007 e inaugurado em 28 de maio de 2007, o espaço abriga a exposição permanente da JT-MA, disponibilizando ao público um acervo que inclui os processos históricos, o mobiliário, fotografias e publicações. O local abriga ainda exposições temporárias e mostras itinerantes. 

 

103 visualizações