TRT-MA recebe título de “Instituição Amiga da Reciclagem”.

terça-feira, 18 de Maio de 2010 - 10:54
Redator (a)
Valquíria Santana
Dyego Sena, assessor técnico da Semmam, entrega certificado ao presidente da Comissão Ambiental do TRT, Luiz Pires

Pelas ações de responsabilidade socioambiental que desenvolve, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) recebeu o título de “Instituição Amiga da Reciclagem”. O certificado foi entregue ontem (17) ao presidente da Comissão Ambiental, Luiz Pires, pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente de São Luís (Semosp e Semmam). O título é dado a empresas e instituições que contribuem com o projeto “Reciclagem Cidadã” que tem como finalidade destinar os resíduos produzidos por empresas, instituições e comunidades organizadas para a indústria da reciclagem local, através da educação ambiental e do treinamento, baseado no método 5 Rs (Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar) de forma gradativa e determinante. A indicação do título para o TRT-MA foi feita pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar) que mantém parceria com o Tribunal. A presidente da Associação, Kátia Pinheiro, disse que o TRT também é considerado modelo de coleta seletiva pela entidade e pela Semmam e Semosp. O presidente da Comissão Ambiental do TRT, Luiz Pires, explicou que o “Reciclagem Cidadã” é um projeto pioneiro na capital maranhense, que incentiva empresas e instituições a praticarem a gestão de resíduos e fortalece entidades que trabalham em prol do meio ambiente, a exemplo da Ascamar. Luiz Pires destacou que a política ambiental da Justiça do Trabalho do Maranhão vai além da coleta seletiva. Por meio do projeto TRT Ambiental, procura difundir a cultura de responsabilidade ambiental com ações que assegurem o desenvolvimento sustentável da sociedade, visando à preservação de recursos naturais. Pires acrescentou que essas ações estão contempladas do planejamento estratégico do Tribunal, no tema Responsabilidade Social e Ambiental. Também atendem à recomendação nº 11/2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os Tribunais a adotarem práticas socioambientais.

Parcerias – o TRT-MA mantém parceria com a Ascamar desde 2008. No ano passado, foi firmado termo de compromisso para a doação de resíduos recicláveis à Associação. Nos quatro primeiros meses deste ano, o TRT entregou à entidade mais de 300 kg de materiais recicláveis. Em 2009, foram mais de cinco toneladas, entre plástico, cobre, ferro, alumínio, papelão e sucata eletrônica. Também foram repassados monitores de informática, carpete, pneus e baterias automotivas. A Comissão Ambiental também doou este mês 2.372 kg de papel para reciclagem, alçando 5.897,7 kg doados em 2010. O papel é recolhido pelo Instituto Harmonia Social que repassa o dinheiro arrecadado com a venda do material às Casas de Apoio “Erosilda Mota” e “Criança Feliz”, do Hospital Aldenora Belo, destinadas a hospedar pacientes do interior do estado, portadores de câncer. No ano passado recolheu 10 toneladas, por meio do Programa de Coleta Seletiva de Papel, que desde sua instituição, em 2006, já repassou cerca de 23 toneladas para reciclagem. O programa é desenvolvido pelos Tribunais Regionais do Trabalho e Eleitoral (TRT e TRE) e instituições parceiras.

Doação de livros - o TRT também faz doação de livros usados que, após triagem, são repassados à Biblioteca do Bairro de Fátima. Mantém parceria, ainda, com o Programa de Reciclagem do Banco Real, que recebeu este mês 919 itens, entre pilhas, baterias, carregadores de celular e de pilhas, celulares e baterias de notebook para descontaminação e reciclagem. Em 2009, foram 3.607 itens. A Comissão Ambiental repassa doações de materiais recicláveis também ao Centro de Reciclagem da Prefeitura de São Luís (embalagens e garrafas plásticas, garrafas de vidro e papel); à Maternidade Marly Sarney (potes de vidro para o banco de leite); e ao Centro Educacional São José Operário (monitores, CPUs incompletas, mouses, teclados e divisórias em madeira). Todo o material reciclável doado é resultado da coleta nas dependências do Tribunal e do Fórum Astolfo Serra (sede das varas Trabalhistas da capital), recolhido por magistrados e servidores em suas residências e por pessoas da comunidade e entregue à Comissão Ambiental.

78 visualizações