TRT-MA realiza IV Encontro da CTIC

quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019 - 8:13
Redator (a)
Kellyne Lobato
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Cláudio Sampaio, coordenador da CTIC, abriu o IV Encontro do setor e agradeceu à equipe pelo empenho em 2019

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou o IV Encontro de TIC, na manhã da última quinta-feira (12/12), no Auditório da Escola Judicial (1º andar do prédio-sede do Tribunal), reunindo os servidores da unidade para compartilhar as experiências do ano corrente e alinhar as estratégias de ação e projetos das suas diversas áreas de atuação para2020. 
No encontro, que também foi uma oportunidade de integração e compartilhamento de informações entre as várias unidades da Coordenadoria, o coordenador da CTIC, Claudio Henrique Carneiro Sampaio, agradeceu a toda a equipe pelo empenho, que foi imprescindível para a superação de expectativas frente às inúmeras demandas recebidas diariamente. 
“Temos a missão de planejar, coordenar, organizar, orientar, supervisionar e cumprir as decisões quanto à execução das atividades relativas à tecnologia da informação e das comunicações, a fim de viabilizar o cumprimento da missão institucional do TRT16. Nesse momento eu só quero agradecer a cada um que fez parte dessa equipe ao longo do ano, pela parceria e comprometimento. Muito obrigado!", agradeceu. 
Representantes dos Setores da CTIC destacaram os objetivos das respectivas unidades, apresentaram os projetos concluídos e os andamentos dos novos. O chefe do Setor de Relacionamento com o Cliente, Carlos Eduardo Ferreira Marins, destacou, algumas iniciativas. " Realizamos a Pesquisa de Satisfação e Apoio na contratação de Solução de Voz Coorporativa; a absorção dos atendimentos da extinta Central Nacional do PJe-JT; acompanhamos 44 eventos, totalizando 292 horas; fizemos visitas técnicas em todas as varas do interior do Estado, com reestruturação dos racks de rede; acompanhamos 73 sessões de 2ª instância; resolvemos 1.580 Chamados pela Central de Atendimento e 6.868 chamados pelo Suporte Técnico".
Carlos Eduardo falou ainda das pretensões para o próximo ano. "Vamos focar na implantação do novo modelo de contrato de Suporte baseado na distribuição das Varas Trabalhistas em polos de atendimento, e na revisão e simplificação dos processos de atendimentos aos usuários, visando mais efetividade e aumento da satisfação dos usuários", ressaltou.
Outros servidores também expuseram as principais ações e resultados da CTIC em 2019, de acordo com as Unidades. Traçando um panorama mais amplo, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT do Maranhão alcançou o nível aprimorado no índice de Governança de TI do CNJ; reformulou o Site Institucional do Tribunal; implantou o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (SIGEP-JT); desenvolveu o módulo PEC para o PJe-JT Nacional; desenvolveu o Módulo de Saúde para o SIGEP-JT; implantou e configurou novos itens de infraestrutura, como por exemplo o Data Center Reserva e equipamentos do núcleo da rede; e contribuiu para a conquista do Selo 100% PJE, com a migração de todos os processos físicos para o sistema eletrônico.
Como desafio para 2020, a CTIC prevê a formulação do Planejamento Estratégico de TIC para 2021-2025; a implantação do novo modelo de contratação da Central de Atendimento de TI; a implantação dos links de internet redundantes do interior; implantação do novo modelo de telefonia (voz sobre IP); implantação da versão 2.5 do PJe, e efetivação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

169 visualizações