TRT-MA promove palestra sobre importância do controle de glicemia na prevenção da cegueira

quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 - 9:10
Redator (a)
Suely Cavalcante

O evento vai ser realizado em 26/11, das 13h às 14h, por meio da plataforma Google Meet.
A palestra virtual “A importância do controle da glicemia na prevenção da cegueira em pacientes diabéticos” vai ser ministrada pelo médico oftalmologista Mauro César Viana de Oliveira. Organizado pelo Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), o evento marca a adesão do TRT-MA à Campanha 24 horas pelo Diabetes, desenvolvida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), e destina-se a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Interessados em participar da palestra podem efetuar inscrição no site da Escola Judicial.
A campanha foi iniciada pelo CBO em 2020 com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces do diabetes, além de sugerir a adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina das pessoas. Segundo o CBO, o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. É o caso da chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. Por isso, objetivando estender o alcance das ações, em outubro deste ano, o CBO solicitou parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ampliar a divulgação da campanha. Desde então, alguns tribunais aderiram à iniciativa.
De acordo com Marilda Amorim Pereira de Sousa, chefe do Setor de Saúde, a Justiça do Trabalho no Maranhão além de promover evento para debater a questão, está com as fachadas dos fóruns da capital iluminados na cor azul. A iluminação dos prédios também é uma das ações da campanha. Saiba mais sobre a campanha 24 horas pelo Diabetes.
Serviço
O que: palestra virtual “A importância do controle da glicemia na prevenção da cegueira em pacientes diabéticos” 
Quando: 26/11 
Onde: plataforma Google Meet
Horário: 13h às 14h
Informações: Setor de Saúde pelo telefone (98) 2109 9382.
Palestrante: Mauro César Viana de Oliveira - Médico formado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Professor da Ufma nas disciplinas de Gestão Sistemas de Saúde, Oftalmologia e Tanatologia e Responsabilidade Médica. Tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina). É conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Maranhão. Membro da Academia Maranhense de Medicina.

107 visualizações