TRT-MA promove oficina sobre empoderamento feminino 

quarta-feira, 19 de Outubro de 2022 - 14:25
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Buscando fortalecer o papel social feminino e desenvolver reflexões sobre representatividade, bem-estar e autonomia, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) realizará nesta quinta-feira (20), às 9h, a oficina “Empoderamento e Autocuidado”, ministrada pela consultora organizacional e de imagem e coach, Rosely Belo Ribeiro Vieira. O evento acontecerá no 1° andar do prédio-sede do TRT-MA, espaço onde funcionava o antigo restaurante. As inscrições para a oficina devem ser feitas através do portal da Escola Judicial.
A iniciativa é coordenada pela Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário do TRT-MA, que é responsável por propor diretrizes e mecanismos de incentivo à participação de mulheres nos cargos de gestão e projetos institucionais.
Segundo Rosely Vieira, a oficina fornecerá um panorama histórico das lutas femininas, destacando os obstáculos e processos de emancipação, além de ressaltar a importância da autoestima para a vida da mulher. 
A temática do empoderamento também se mostra fundamental tendo em vista a participação dela na Agenda 2030 da ONU. Neste plano de ação, as metas para o alcance da igualdade de gênero fazem parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n° 5 e atravessam outros 12 objetivos globais. 
Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina
A Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina foi instituída por meio da Portaria do GP n° 283/2020. Além de propor o incentivo à participação de mulheres no Regional, compete à Comissão elaborar e encaminhar à Presidência do tribunal proposta de política de equidade de gênero para implementação no âmbito do órgão trabalhista. Atualmente a desembargadora e diretora da Escola Judicial, Márcia Andrea Farias da Silva, e a juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, são, respectivamente, a coordenadora e coordenadora substituta da comissão.

240 visualizações