TRT-MA promove ações de saúde em combate ao diabetes 

segunda-feira, 14 de Novembro de 2022 - 14:09
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Arte adaptada a partir da identidade visual da campanha do CBO.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) promoverá na próxima quinta-feira, das 8h às 12h, exames oftalmológicos e um bate-papo sobre prevenção de doenças oculares relacionadas ao diabetes. Organizado pelo Setor de Saúde em parceria com o plano de saúde Geap e o HRO (Hospital de Referência Oftalmológica), o evento marca a adesão do TRT-MA à Campanha 24 horas pelo Diabetes, desenvolvida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 
Os exames oftalmológicos de aferição de pressão arterial e acuidade visual serão realizados a partir das 8h no espaço onde funcionava o restaurante do TRT, no 1° andar do prédio-sede. Mais informações no Setor de Saúde, pelo ramal 9382.
Às 11h a médica oftalmologista Danyelle Csettkey dos Santos Almeida Medeiros conduzirá o bate-papo sobre a prevenção de doenças oculares relacionadas ao diabetes. A atividade vai ser realizada no auditório da Escola Judicial. A programação é destinada ao público interno do Tribunal e as inscrições devem ser feitas através do site da Ejud16
Além das ações de saúde, o prédio-sede do TRT-MA e o Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, estão com as fachadas iluminadas na cor azul durante todo o mês, em adesão às Campanhas 24 horas pelo Diabetes e Novembro Azul. 
Campanha 24 horas pelo Diabetes 
A campanha foi iniciada pelo CBO em 2020 com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do diabetes, além de sugerir a adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina das pessoas. A programação conta, durante todo o mês, com vídeos educativos, matérias, reportagens, entrevistas e debates ao vivo, dicas culinárias e outras ações. 
Segundo o CBO, o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. É o caso da chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. 
Novembro Azul
A campanha foi criada em 2003 na Austrália e comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. A iniciativa visa sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é o dia 17 de novembro.

 

163 visualizações