TRT-MA promove ação de saúde de conscientização sobre autismo

quarta-feira, 29 de Março de 2023 - 14:44
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão) realizará, no próximo dia 3 de abril, às 9h30, a palestra “Conscientização sobre Autismo”. O evento acontecerá no auditório da Escola Judicial (EJud16), localizado no 1° andar do prédio-sede do TRT-MA, e está sendo desenvolvido pelo Setor de Saúde em parceria com o plano de saúde Geap. 
A palestra será ministrada pela psicóloga Karleny Amorim Fonseca, especialista em autismo e supervisora ABA da Fonomulti. As inscrições podem ser feitas no site da Escola Judicial.
Segundo a chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim, a ação faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril, e resulta de uma necessidade de compartilhar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista com o público interno do Tribunal, pois a compreensão sobre o transtorno é fundamental para o fim do preconceito e da discriminação.
O autismo no Brasil e no mundo 
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. É caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Os sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade, e a prevalência é maior no sexo masculino. De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce pode ser a chave para garantir uma melhor qualidade de vida para quem tem TEA. 
O transtorno atinge de 1% a 2% da população mundial e, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas. Segundo os dados do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, a proporção é de que uma a cada 44 crianças sofra do problema. 

270 visualizações