TRT-MA premia unidades judiciais que participaram da Gincana Judicial realizada de outubro a dezembro de 2018 

terça-feira, 5 de Fevereiro de 2019 - 15:11
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidenta Solange entregou a placa ao juiz do trabalho substituto Jedson Miranda e ao diretor de secretaria, Anderson Costa, da VT de Presidente Dutra
Aline Lobato abriu o III Encontro de Gestores

As Varas do Trabalho do Maranhão que se destacaram na Gincana Judicial realizada no ano passado foram premiadas na tarde de quinta-feira (31/1), durante a programação de abertura do III Encontros de Gestores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), realizada no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal. A presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, entregou placas de reconhecimento às varas trabalhistas com melhor desempenho, uma vez que conquistaram a meta antes do final da gincana; bem como às demais VTs, além de gabinetes de desembargadores e setores do Tribunal que contribuíram para o alcance das metas estabelecidas. 
O 1º lugar foi conquistado pela Vara do Trabalho de Presidente Dutra. No 2º lugar ficaram a 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz, a 7ª Vara do Trabalho de São Luís e a Vara do Trabalho de Santa Inês. Em 3º lugar ficaram a Vara do Trabalho de Barreirinhas e a Vara do Trabalho de Chapadinha.  
As demais VTs cumpriram a meta e receberam a placa de reconhecimento, assim como unidades judiciais e servidores da segunda instância que contribuíram para o bom desempenho conquistado na gincana.
A Gincana Judicial teve como propósito incentivar as unidades judiciais da Justiça do Trabalho no Maranhão a elevarem a meta de processos baixados nas fases de conhecimento e de execução no 1º e no 2º graus.
Na oportunidade, a presidenta Solange parabenizou e agradeceu a todos que se empenharam para a conquista de 28.329 processos baixados, dos quais 24.389 no 1º grau e 3.940 no 2º grau, em 75 dias de gincana, entre outubro e dezembro de 2018, conforme dados da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do TRT. 
Os processos baixados na gincana equivalem a 36,42% do total de processos baixados no ano de 2018, que correspondeu a 78.030 processos, a maior produtividade de toda a história do TRT-MA tanto na primeira quanto na segunda instância. As duas instâncias baixaram mais de 17.800 processos em relação ao ano anterior, correspondendo um acréscimo de 29,72% na produtividade. O desempenho representa uma redução de 14,68% no total de processos em tramitação neste Regional, impactando na redução da taxa de congestionamento de 66%, a maior dentre os TRT´s no ano de 2017, para 56%. 
Os resultados garantem melhor posição do TRT maranhense no Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus), apurado pelo Conselho Nacional de Justiça com base nos dados de 2018, relativo ao desempenho dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil, assim como no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST).   
A presidenta ressaltou que, mesmo com pouco servidores, especialmente no 2º grau, a Justiça do Trabalho no Estado conseguiu melhorar a produtividade porque contou com a adesão de magistrados e servidores que se dedicaram na conquista da meta estabelecida na gincana. Para ela, o apoio da administração foi e continua sendo imprescindível. A desembargadora Solange deixou também uma mensagem de esperança. “Vocês podem ficar certos que a gente pode melhorar sim, e o tribunal vai permanecer lado a lado com as varas, os gabinetes e com as demais unidades judiciais para que a gente alcance melhores índices de produtividade”.  
PREMIAÇÃO - todas as unidades participantes da gincana foram agraciadas com placa de reconhecimento e certificado digital expedido em nome de cada magistrado/servidor. As unidades que atingiram as três primeiras colocações no ranking, por terem cumprido a meta em menos tempo, também serão premiadas com participação em congressos. A participação será deferida ao juiz titular e a um servidor indicado por ele.
APRESENTAÇÕES - ainda, no primeiro dia do encontro, o coordenador da CGEEP, Marcos Antonio Souza Silva, apresentou os resultados das Metas de 2018, ressaltando o cumprimento de 4 metas a mais em relação a 2017; e também falou sobre as Metas Nacionais de 2019, destacando mudanças em indicadores definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
PROJETO WIKI - o diretor de secretaria da 1ª Vara do Trabalho de São Luís, servidor José Barros de Oliveira Júnior, apresentou as atualizações da ferramenta Wiki, uma iniciativa conjunta dos TRTs para o compartilhamento e aperfeiçoamento de procedimentos da 1ª Instância. O projeto reúne as melhores práticas para o aprimoramento das rotinas de trabalho nas Varas do Trabalho.
CAMPANHA #NãoÉMito - o chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT, servidor Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, apresentou a Campanha #NãoÉMito, que estimula a retirada de lacres de latinhas de alumínio antes de jogá-las no lixo, pois a doação se transforma em cadeiras de rodas para crianças com deficiência física. Na oportunidade, Marcelo entregou kits da campanha para diretores de varas do trabalho do interior. Clique aqui para acessar matéria completa sobre a campanha.
MAIS APRESENTAÇÕES - no segundo dia, o evento iniciou com a apresentação sobre “Sistemas Administrativos e Judiciais” feita pelo coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações, servidor Cláudio Henrique Carneiro Sampaio. Em seguida, a servidora Elaine Moraes Pacheco, lotada na Coordenadoria de Gestão de Pessoas apresentou o tema “Banco de Horas”. A servidora Rosely Belo Vieira, Membro do Comitê de Gestão por Competência, fez apresentação sobre “Política d Gestão de Pessoas”. Na sequência, a assessora administrativa da Presidência, Aline Cristina Sales Lobato, falou sobre o “Selo Justiça em Números”. 
A presidenta Solange falou sobre orçamento do TRT-MA para 2019 e também fez a entrega simbólica de veículos destinados ao cumprimento de diligências nas Varas do Trabalho de Açailândia, Barreirinhas, Chapadinha e Pinheiro. O diretor-geral do TRT, Celson de Jesus Moreira Costa, encerrou o evento com a apresentação do tema “A Otimização da Execução Orçamentária em Face do Planejamento das Necessidades Prioritárias”.
III ENCONTRO DE GESTORES - organizado pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal, o evento foi aberto pela assessora administrativa da Presidência, Aline Lobato; e encerrado no final da manhã de sexta-feira (1º/2). O encontro reuniu magistrados titulares e substitutos das Varas do Trabalho da capital e interior do Estado, bem como de gestores das áreas administrativas e judiciais do TRT-MA, e teve como principal objetivo apresentar resultados dos indicadores de eficiência jurisdicional apurados pelo CNJ e CSJT, baseados nos índices de produtividade levantados no ano de 2018, bem como debater a adoção de rotinas e melhores práticas voltadas ao aperfeiçoamento, à celeridade e à produtividade na prestação jurisdicional.

Clique aqui para ver mais fotos.

 

28 visualizações