TRT-MA participa de ações do CSJT e TST pelas comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho

quinta-feira, 12 de Novembro de 2020 - 11:20
Redator (a)
Edvânia Kátia

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) participa do projeto dos 80 anos a Justiça do Trabalho, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em maio, mês do aniversário, será lançado, na internet, o Memorial Virtual da Justiça do Trabalho. Informações levantadas pelo Centro de Memória e Cultura da JT no Maranhão estarão disponíveis na página, que reunirá informações do acervo histórico da Justiça do Trabalho em todo o País. O TRT do Maranhão também é um dos Tribunais participantes de uma publicação sobre os 80 anos.

Em maio de 2021, a Justiça do Trabalho completará 80 anos de existência. Para marcar a data, a presidência do TST) e do CSJT) instituiu um comitê para planejar ações comemorativas desse marco histórico.  “É uma data simbólica, que merece ser celebrada. Desde a criação da Justiça do Trabalho, em 1941, o mundo do trabalho mudou, e a nossa Justiça se aperfeiçoou, investindo em tecnologia para julgar de forma cada vez mais célere e para atender à sociedade com eficiência e transparência. Olhar para o passado nos ajuda a compreender o presente e a vislumbrar novas possibilidades para o futuro”, avalia a presidente do TST e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi. 

Coordenado pelo ministro Ives Gandra Martins Filho e composto por servidores de diversas áreas do TST e do CSJT, o comitê propôs uma série de atividades para celebrar a data. Entre elas, estão a realização do "Seminário Internacional 80 anos de Justiça do Trabalho" e de uma exposição temática, o lançamento de publicações especiais e de um calendário institucional comemorativo, além da realização da 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo.  

Seminário
Previsto para os dias 12 e 13 de agosto, o "Seminário Internacional 80 anos da Justiça do Trabalho" será um dos grandes destaques da programação. Com homenagens e lançamento literário, o evento contará com a participação de autoridades, estudiosos do Direito do Trabalho e outras personalidades.  
Durante o seminário, será lançado um livro sobre a história dos 80 anos da Justiça do Trabalho, além de uma medalha comemorativa.

Exposição
Também será realizada a exposição “80 anos da Justiça do Trabalho”, com reflexões sobre a construção das relações de trabalho no Brasil. A previsão é que a mostra fique disponível para visitantes no mezanino do Bloco A do TST e, virtualmente, na página da Memória Viva do Tribunal.

Outras iniciativas
A partir de janeiro de 2021, as comunicações oficiais apresentarão uma marca comemorativa dos 80 anos. No primeiro semestre, também serão lançados, em parceria com os Correios, um selo e um carimbo comemorativo.
A 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo é outra iniciativa que faz parte das comemorações. Haverá ainda, o lançamento de um documentário e de uma série de vídeos sobre a atuação da Justiça do Trabalho em suas oito décadas de história. 

Artigos
Embora as atividades estejam previstas para o próximo ano, algumas ações já foram iniciadas em 2020. Exemplo é o lançamento do edital 5 para a seleção de artigos para a edição especial da Revista do TST comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho. O prazo para envio de texto termina em 20/11.
Saiba mais: Revista do TST recebe artigos para edição comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho
 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CSJT

49 visualizações