TRT-MA participa da segunda edição do Prêmio Memória do CNJ

terça-feira, 28 de Março de 2023 - 16:14

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) está concorrendo ao II Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, na Categoria Difusão Cultural, com o projeto Trilha da Memória. A iniciativa foi realizada no Laboratório da Inovação e está sendo executada pelo Centro de Memória e Cultura e pelo Arquivo Geral. 
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Prêmio contempla ação, atividade, experiência, projeto, programa, produção científica ou trabalho acadêmico que contribua para a preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário, integrantes do patrimônio cultural brasileiro, e para a promoção dos direitos humanos. Foi instituído pela Resolução CNJ nº 429, de 20 de outubro de 2021. Naquele ano, o Centro de Memória do TRT-MA conquistou o primeiro lugar na Categoria Especial com o projeto Portal da Memória. Recebeu ainda menção honrosa pela Série Música pela Infância.
Entre as iniciativas previstas na Trilha da Memória, estão o mapeamento da Série das Ações Civis Públicas das 1ª e 2ª Varas do Trabalho de São Luís, a primeira de um conjunto de outras séries que serão desenvolvidas ao longo do mapeamento. A organização do Acervo de Fotografias, iniciando pelas posses na Presidência do Tribunal, e identificação das notícias de valor histórico publicadas no portal de notícias da Justiça do Trabalho do Maranhão. A Série Histórias Femininas é outra iniciativa.
Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão - instituído pela Resolução Administrativa nº 61, de 18 de abril de 2007, tendo entre suas atribuições a finalidade de catalogar, organizar, preservar e disponibilizar o acervo dos bens materiais de guarda permanente, incluindo mobília, quadros, brasões e processos judiciais de valor histórico. Também é responsável pela promoção de exposições artísticas e culturais permanentes e temporárias, pelas visitas guiadas, promoção do intercâmbio com instituições de caráter técnico-científico para atendimento a pesquisadores, estudantes e ao público em geral.

 

Com informações do Centro de Memória.


 

68 visualizações