TRT-MA investe em capacitação

sexta-feira, 19 de Janeiro de 2007 - 0:00
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) encerrou 2006 com a realização e participação em mais de 70 eventos de capacitação, envolvendo 793 pessoas, entre magistrados e servidores. As atividades integram o Programa de Capacitação e Qualidade de Vida da instituição. Foram cursos, fóruns, encontros, palestras, oficinas, seminários, congressos e treinamentos.

O diretor da Secretaria de Coordenação Administrativa e Capacitação do TRT, Domingos Carlos dos Santos Neto, disse que a Unidade está elaborando o calendário de capacitações para o primeiro semestre deste ano. Foi feita consulta prévia a todos os setores, solicitando sugestões de cursos e treinamentos e para identificar as necessidades de cada Unidade. O diretor explicou que já está sendo feito o planejamento para a qualificação dos servidores atendendo o disposto no novo Plano de Cargos e Salários (PCS) dos servidores do Judiciário Federal. Os cursos serão iniciados logo após a regulamentação do PCS pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (PSJT).

Em 2006 houve participação em cursos de execução orçamentária, atualização em Direito do Trabalho, Direito Constitucional e em Processo Civil, indenização por acidente do trabalho ou doença ocupacional, precatórios, cálculo e liquidação judicial, prática forense, sistema de registro de preços, capacitação de multiplicadores de conciliadores, Direito Previdenciário e controle de administração. Dezessete servidores do TRT participaram do curso “O servidor público e a Lei 8.112/90”, em março, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE).

Informática e tecnologia

O TRT fez investimentos de capacitação nas áreas de informática e tecnologia. Foram oferecidos treinamentos sobre suprimentos de fundos, elaboração de projeto básico de reestruturação dos sistemas internos de acompanhamento processual, configuração e manutenção dos equipamentos firewall e IPS, projeto sistema unificado da administração processual, certificação digital, formação de gerentes de segurança da informação e sistema de processamento eletrônico de cartas precatórias, entre outros.

Houve participação, ainda, em eventos fora do Maranhão como o II Congresso Euroamericano de Direito Constitucional e Internacional (PE), Encontro de Bibliotecários e Documentalistas da Justiça do Trabalho (CE), Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho (SP), Encontro nacional da TV Justiça (DF), Fórum Perspectivas do Direito e do Processo do Trabalho” ( DF) e o Encontro de Cores Supremas do Mercosul (DF), entre outros.

Planejamento estratégico

Entre os eventos realizados pelo TRT no segundo semestre do ano passado, destaque para o Workshop de Planejamento e Liderança, no Rio Poty Hotel; e a Oficina de Construção de Objetivos Estratégicos, na sede do TRT. Participaram magistrados, assessores, diretores e chefes de setores. Também houve reunião com desembargadores, na presidência do Tribunal.

Durante o workshop foram discutidas propostas para elaboração do Plano de Gestão Estratégica da instituição para 2007/2008, com a consultoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A elaboração do Plano está sendo coordenada pelo Serviço de Planejamento do TRT que encaminhou este mês memorando a todas as Unidades da instituição solicitando que sejam enviadas até o dia 31 de janeiro sugestões de projetos de atividades para o Plano.

(VS/WCS)

4 visualizações