TRT-MA inova na reunião de análise da estratégia para traçar plano de gestão 2020

quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020 - 16:25
Redator (a)
Kellyne Lobato
Revisor (a)
Edvânia Kátia
Coordenador Marcos Pires fala para gestores da área administrativa.

Gestores das unidades administrativas e judiciais participaram de reunião, de acordo com a área de atuação, para facilitar, avaliar e propor sugestões, de acordo com a atividade

Este ano a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) adotou um novo modelo para a Reunião de Avaliação Estratégica no âmbito do Judiciário Trabalhista no estado. Ao invés de um grande encontro, a novidade ficou por conta de reuniões específicas por área de atuação das unidades administrativas e judiciais, dando vez para que os gestores pudessem abordar assuntos em comum no desempenho das atividades. 
A I Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro com a finalidade traçar o plano de gestão deste ano. Foi liderada pelo coordenador da CGEEP, Marcos Pires Costa, que explicou a importância dos encontros realizados de acordo com a Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020. "A Reunião de Avaliação Estratégica é obrigatória para avaliação e acompanhamento dos resultados e deve ser realizada três vezes ao ano, nas quais, poderão ter ajustes e outras medidas necessárias para a melhoria do desempenho institucional. Então realizamos essa Reunião com todos os Setores do Tribunal visando o planejamento de 2020 e já também com vistas ao planejamento de 2021 a 2026", destacou.
Na RAE foram tratadas as Metas Nacionais e Específicas do CSJT e CNJ, o Prêmio de Qualidade do CNJ, alguns problemas de comunicação no Tribunal e diversas situações em busca de melhorias da prestação jurisdicional. Em relação às metas de 2020, os participantes ficaram cientes de quais deverão ser cumpridas, e ainda receberam dicas de possíveis soluções para o alcance do cumprimento. Também foi ressaltada a importância de engajamento das unidades, e suas respectivas responsabilidades pela fiscalização das metas pelas unidades do Tribunal.
Promovida pelo Tribunal, o encontro teve 4 módulos divididos entre os setores judiciais e administrativos de 1º e 2º graus. No primeiro dia, 2 módulos foram voltados aos gestores das Unidades Judiciais, e na sexta-feira (21), outros 2 módulos foram realizados para gestores das unidades administrativas.
A CGEEP - Além do coordenador, compõem a CGEEP a servidora Aline Cristina Sales Lobato, no Apoio à Estatística; o servidor Daniel Leite Guimarães, no Apoio à Gestão de Projetos, e Ary Arruda Gomes de Sá Filho, no Apoio à Gestão de Processos e Qualidade; Suzana Regina Pontes de Castro Moreira; e Djeison Rafael Neitzke. Das atribuições definidas pela RA nº 073/2011, compete a esta Coordenadoria, dentre outras responsabilidades, assessorar a administração na elaboração e atualização periódica do Plano Estratégico. Clique aqui para saber de outras competências, conhecer o histórico e alguns Atos Normativos. 
 

466 visualizações