TRT-MA inicia o curso online Meio Ambiente Sustentável

quarta-feira, 23 de Maio de 2012 - 14:15
Redator (a)
Suely Cavalcante
Desembargador abre curso Meio Ambiente Sustentável
Rosely Vieira ministrou aula inaugural do curso

O curso on line Meio Ambiente Sustentável foi iniciado na tarde desta terça-feira (22), Dia Internacional da Biodiversidade, no auditório juiz Ari Rocha do Tribunal Regional do Trabalho do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), durante encontro presencial do treinamento. O curso, oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), faz parte da programação comemorativa do aniversário de 400 anos de São Luís.

Ao abrir o evento, o diretor da Escola Judicial do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, disse que a função do tribunal trabalhista maranhense, desde a sua instalação em 1989, tem sido pautada como um instrumento de agregação e não apenas de julgamento de causas.

O desembargador destacou que o curso que está sendo oferecido, gratuitamente, pela Escola Judicial, em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística do tribunal, é mais uma oportunidade de aproximar o judiciário trabalhista da sociedade. O desembargador James Magno Farias desejou sucesso aos inscritos no curso. “Que seja proveitoso para todos e que, ao final, estejam satisfeitos com os resultados e ansiosos por novas oportunidades”, concluiu o desembargador.

A servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira, chefe do Serviço de Saúde do TRT-MA e coordenadora do curso, ministrou a aula inaugural do treinamento. Ela afirmou que iniciar o curso no Dia Internacional da Biodiversidade foi intencional, especialmente para que todos pudessem refletir sobre temática tão importante que é o meio ambiente. Rosely Vieira fez algumas considerações sobre meio ambiente e sustentabilidade e, em seguida, focou sua apresentação na plataforma do curso, demonstrando seu funcionamento, além de explicar o conteúdo do treinamento.

Os inscritos no curso receberão as instruções de acesso à plataforma (http://www.interativaead.proeducativa.com.br) do treinamento através do email informado no ato da inscrição. O curso terá duração de 30 horas e será dividido em três módulos. O conteúdo abordará conceito, objetivo, características, princípios e história da educação ambiental; sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; legislação federal, estadual e do município de São Luís sobre a educação ambiental; consumo sustentável, reciclagem, dentre outros. O encerramento do curso está previsto para o dia 15 de junho.

O público inscrito no curso é formado por educadores, estudantes, magistrados, servidores e estagiários do TRT-MA e das varas trabalhistas. Além de Rosely Vieira, o curso terá mais dez tutores, que são os servidores do TRT-MA Adrienne Garcia Xerez Silva, Ana Célia Ferreira Mendes, Ana Lúcia Rocha Silva, Ananísia Cunha Shimuk, Anícia de Jesus Ewerton, Cláudio César de Figueiredo Moreira, Everardo Paulino de Freitas, Marcos Antonio de Souza Silva, Maria Suely Cavalcante Pinto e Stanley Araújo de Sousa.

O curso é uma ação do Projeto São Luís 400 anos - Ilha Sustentável, que tem como gestora a servidora Rosely Vieira. O projeto está contemplado no planejamento estratégico do tribunal, no tema Responsabilidade Social e Ambiental, ligado diretamente ao objetivo estratégico de difundir a cultura de responsabilidade ambiental por intermédio de ações que assegurem o desenvolvimento sustentável da sociedade, visando à preservação dos recursos ambientais.

Outro projeto que está sendo desenvolvido pelo TRT-MA é o São Luís 400 anos - Cantos e Encantos, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação Social. O projeto integra o planejamento estratégico do tribunal, no tema Política Institucional.

Mesa de Honra - além do desembargador James Magno Araújo Farias, também compuseram a mesa de honra da solenidade o professor Sofiane Labidi, coordenador executivo do Programa “São Luís 400 anos”; Itapotiara Vilas Boas, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; José Rodrigues Júnior, vice-diretor geral da Faculdade Santa Terezinha (CEST) e Stael Cavalcanti Martins de Araújo, secretária de Gestão Estratégica do TRT-MA.

 

7 visualizações