TRT-MA inicia ação de revitalização do acervo do Arquivo Geral nesta segunda-feira (3)

segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2020 - 16:36
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Edvânia Kátia
A empresa SISTEMATECH está responsável por executar os serviços de recuperação do acervo.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) iniciou hoje (03) os serviços de triagem, higienização, digitalização e eliminação de processos judiciais. Os processos que passarão por esses tratamentos foram organizados e separados pela Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) do TRT-MA. A empresa SISTEMATECH, escolhida por meio de processo licitatório realizado em outubro de 2019, ficará responsável por executar os serviços. 
A primeira leva de massa documental a ser trabalhada é referente aos processos da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, do período de 1991 a 1993. A CPAD já avaliou os processos e totalizou 158 caixas. A empresa contratada, em primeiro momento, realizará a triagem a fim de retirar documentos terminativos dos processos aptos à eliminação, tais como petição inicial, sentenças e acórdãos, certidão de trânsito em julgado, guia de recolhimento da previdência e depósito recursal, alvarás, certidão definitiva de arquivamento e documentos pessoais.
Após a retirada dos documentos terminativos, a contratada iniciará a higienização das folhas que serão digitalizadas. Por fim, será feita a organização dos documentos retirados dos processos por ordem crescente (petição inicial – sentença – acórdãos – certidão de transito em julgado – guias de previdência – depósito recursal – liberação de alvará e certidão de arquivamento).
Dessa massa documental restarão os processos para guarda permanente. Os processos selecionados pela CPAD receberão o selo Acervo Histórico e são ações civis públicas, mandados de segurança, habeas corpus, obrigações de fazer, exceção de incompetência e habeas data que constam determinadas instituições ou personalidades como partes dos processos. Também constarão dos processos de guarda permanente ações de trabalho análogo à de escravo, trabalho de menores, indígenas, ações de sindicatos, decisões inéditas, entre outros. 
Essa é a primeira vez que o TRT-MA contrata serviços desta natureza. A iniciativa visa assegurar o devido tratamento arquivístico de processos judiciais da Justiça do Trabalho do Maranhão. Além disso, contração está alinhada à promoção do desenvolvimento sustentável ao dar ao material descartado destinação social e ambientalmente adequada, minimizando o impacto inevitável ao funcionamento do Tribunal. Os servidores José Antônio Abreu Gomes, chefe do Arquivo Geral, e Joselin Ferreira de Sousa, estarão na função de fiscal e fiscal-substituto, respectivamente, das atividades desenvolvidas pela contratada, conforme consta na Portaria da Diretoria Geral n° 13/2020. A servidora Edvânia Kátia, do Centro de Memória, é responsável pela separação dos processos de valor histórico. 
A próxima massa documental a ser trabalhada já está em vista de ser entregue. No total, serão 13.248 processos oriundos da 1ª VT de Imperatriz que passarão pelo serviço de revitalização. 

Para ver mais fotos, clique AQUI.


 

146 visualizações