TRT-MA ganha prêmio nacional de educação corporativa no Judiciário

sexta-feira, 20 de Agosto de 2010 - 17:29
Redator (a)
Valquíria Santana
Desembargadores Márcia Andrea Farias e Luiz Cosmo, com a equipe do TRT-MA

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) foi o vencedor do Prêmio Nacional de Educação Corporativa no Judiciário, na categoria educação e responsabilidade social. Também ficou em segundo e terceiro lugares, respectivamente, na nas categorias educação e comunicação e formação de magistrados. Os vencedores foram premiados durante o Congresso Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário (Conecjus), encerrado nesta sexta-feira (20), em São Luís. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quinta-feira (19), na casa de eventos Class Hal (Avenida dos Holandeses - Calhau) e reuniu representantes de órgãos do Judiciário de todo o país. A presidente e o ouvidor do TRT-MA, desembargadores Márcia Andrea Farias da Silva e Luiz Cosmo da Silva Júnior, participaram da solenidade. Os projetos vencedores estão alinhados ao planejamento estratégico do TRT-MA.

O Maranhão ganhou o primeiro no lugar no prêmio com o Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, realizado em outubro do ano passado e direcionado a estudantes de Direito e a comunidade em geral, no total de 125 participantes. O conteúdo do curso foi produzido e disponibilizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Oferecido na modalidade a distância, com dois encontros presenciais, contou com a participação de cinco tutores voluntários. A certificação foi feita pela Escola Judicial do TRT da 16ª Região. O Projeto Comunicação & Justiça, que deu ao TRT o segundo lugar na premiação, é desenvolvido pelo Serviço de Comunicação, por meio de ações como concurso de reportagem, workshops para formação de profissionais e estudantes para cobertura do Judiciário, publicações direcionadas para mídia, palestras e exposições. O objetivo é desenvolver a comunicação de interesse público como forma de estabelecer relações sociais e de interação entre a Justiça do Trabalho no Maranhão e a sociedade. O Projeto Gestão Estratégica, desenvolvido pelo Serviço de Planejamento e Escola Judicial, voltado à formação continuada dos magistrados do TRT-MA, e que ganhou o terceiro lugar no prêmio, procurou disseminar a missão, visão, valores, objetivos, metas e projetos estabelecidos no planejamento estratégico do Tribunal. Para isso, foram realizados seminário de gestão estratégica, campanhas de divulgação, workshop de metas, oficina de desdobramento da estratégia e workshop de gestão de processos e gerenciamento de rotinas.

Congresso – organizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário (Fecjus), em parceria com o TRT do Maranhão, o congresso reuniu durante três dias, no auditório do TRT-MA, magistrados e servidores das justiças Federal, Estadual, Eleitoral, Trabalhista e Militar de vários estados brasileiros, atuantes na área de educação corporativa, gestão de pessoas e planejamento estratégico. Houve conferências, apresentação de trabalhos científicos e projetos de sucesso realizados nos diversos tribunais.

Ganhadores do prêmio Categoria: Formação de Magistrados 1º Lugar - TJDFT - Carreira da Magistratura do TJDFT - Iniciação e Desenvolvimento 2º Lugar - TRT 4ª Região (RS) - Módulo Regional de Formação Inicial de Magistrados do Trabalho sob Regime Especial 3º Lugar - TRT 16ª Região (MA) - Projeto Gestão Estratégica Categoria: Formação de Servidores 1º Lugar - TJ GO - UniJudi (Universidade do Poder Judiciário do Estado de Goiás) 2º Lugar - TJ GO - Programa de Introdução Funcional 3º Lugar - TJ DFT - Instrutoria Interna - Arlete Garcia Rodrigues Categoria: Educação a Distância 1º Lugar - TRT 8ª Região (PA) - Campus Virtual 2º Lugar - TSE - Curso mesários Brasil 2010 - Nas Trilhas da Cidadania 3º Lugar -TJ MG - Curso Excelência no Atendimento na Modalidade a Distância Categoria: Gestão por Competência 1º Lugar -TRT 5ª Região (BA) - Universidade Corporativa do TRT 5 2º Lugar - TRT 8ª Região (PA) - Gestão por Competência 3º Lugar - TRT 18ª Região (GO) - Projeto: Planejamento das Ações Estratégicas da Escola Judicial do TRT 18ª Região no Contexto das Competências da Magistratura Categoria: Educação e Responsabilidade Social 1º Lugar - TRT 16ª Região (MA) - Curso de Direitos Humanos 2º Lugar - TJ RS - Projeto Formando Gerações 3º Lugar - TRT 18ª Região (GO) - Projeto e-Learning como Opção de Estudo Corporativo Categoria: Educação e Responsabilidade Ambiental 1º Lugar - TJ GO - Projeto de Educação Ambiental do TJ-GO 2º Lugar - TJ RS - Sistema de Gestão Ambiental do Poder Judiciário do RS 3º Lugar - TJ RS - Capa Reciclada Artesanalmente Categoria: Educação e Comunicação 1º Lugar - TRT 13ª Região (PB) - Media Trainnig para Magistrados 2º Lugar - TRT 16ª Região (MA) - Projeto Comunicação & Justiça 3º Lugar - TRF 4ª Região (RS) - Só Sei Que Nada Sei

17 visualizações