TRT-MA ganha prêmio nacional de comunicação

segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - 12:44
Des. Gerson de Oliveira com as jornalistas Suely Cavalcante (E), Wanda Cunha e Valquíria Santana e o estagiário Paulo Jr.

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) ganhou o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Relacionamento com a Mídia.

A premiação foi entregue na última sexta-feira (14), à noite, em Florianópolis (SC), no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). A final, em 17 categorias, teve 49 concorrentes. Hoje (17) o presidente do Tribunal, desembargador Gerson de Oliveira, recebeu o troféu, uma estatueta em bronze representando a deusa da Justiça. Para Gerson de Oliveira o prêmio é um reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo Tribunal para levar à população as ações da instituição não apenas em sua atividade fim (judicial), mas também em suas atividades sociais. “E isso foi muito bem absorvido pelos profissionais da imprensa e pela mídia, por meio do projeto Justiça & Imprensa, com o qual ganhamos a premiação”, enfatizou o presidente do TRT. O desembargador lembrou que o projeto procurou atingir não apenas o público específico, mas os diversos públicos da relação Judiciário-Imprensa, de que fazem parte magistrados, servidores, profissionais da mídia, estudantes e a sociedade de um modo geral. A premiação foi recebida na sexta-feira (14) pela chefe do Serviço de Comunicação, Edvânia Kátia e a servidora do TRT, Suely Cavalcante, das mãos do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo. O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação & Justiça, entidade promotora do Conbrascom que reúne assessores do Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas de todo o país. O troféu é uma estatueta, em bronze, criada pelo artista plástico gaúcho Henrique Radomsky, e traz a deusa da Justiça segurando uma balança e um pergaminho, simbolizando a Comunicação e o Direito como instrumentos complementares para a concretização da cidadania. A equipe de comunicação do TRT-MA é formada também pelas jornalistas Wanda Cunha e Valquíria Santana e pelo estagiário de Jornalismo, Paulo de Tarso Júnior.

Iniciativa - a Justiça do Trabalho no Maranhão disputou a final da sexta edição do prêmio com o Ministério Público do Pará e a Justiça Federal do Maranhão, vencendo com o Projeto Justiça & Imprensa, desenvolvido pelo Serviço de Comunicação do órgão. O projeto tem como objetivo despertar, nos profissionais da mídia, o interesse pela cobertura dos temas relacionados aos direitos sociais e, em especial, ao mundo do trabalho, de forma a contribuir para o desenvolvimento da cidadania e inclusão social. O projeto foi lançado em fevereiro deste ano com o I Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Maranhão. Segundo Edvânia Kátia, com essa iniciativa, o TRT estimulou na mídia a difusão de conceitos sobre direitos sociais e cidadania. O concurso recebeu a inscrição de 18 trabalhos, e os vencedores serão conhecidos até o final do ano. O projeto também resultou na veiculação, em rede nacional, de uma matéria sobre o trabalho escravo, pelo Sistema Brasileiro de Televisão, produzida pela afiliada do SBT de Imperatriz. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas, incluindo, ainda, edição especial do Jornal da instituição, por meio da qual divulgou informações sobre o prêmio e estreitou o relacionamento do Poder Judiciário com a mídia; Jornal on Line do TRT para divulgação interna do concurso; um hot-site; boletim quinzenal, enviado via e-mail para as redações; panfleto específico do concurso; realização de panfletagem direcionada aos profissionais da mídia; slides temáticos de sensibilização enviados às redações; outdoor da campanha no prédio-sede do TRT; veiculação espontânea de spot na Rádio Universidade; palestras; lançamento da I Mostra Itinerante da Justiça do Trabalho; entre outros. O próximo passo será a 2ª edição do Concurso de Reportagem.

25 visualizações