TRT-MA faz entrega de livros paradidáticos a duas instituições beneficentes

terça-feira, 12 de Novembro de 2013 - 11:11
Redator (a)
Wanda Cunha
Revisor (a)
Wanda Cunha

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) arrecadou 211 livros paradidáticos, que foram doados ao Instituto de Educação e Creche Maurício José e ao Centro Cultural Eclesiástico da Vila Passos. A ação faz parte do projeto TRT Solidário, em parceria com o projeto TRT Cantos e Encantos. Os livros foram arrecadados durante o espetáculo Justiça de Paz e Pão, realizado no dia 8 de outubro deste ano no Teatro Arthur Azevedo, quando magistrados, servidores e convidados cantaram músicas com a temática dos direitos sociais.

O Gestor do projeto TRT Solidário, Allan Marques, fez a entrega de livros, no último dia 03, ao Instituto de Educação e Creche Maurício José, localizado na Rua São José, nº 11, João de Deus. A entrega foi feita à presidente da instituição, Rosângela Coutinho Rodrigues.  

No total, foram doados 111 livros ao instituto, que atende 188 crianças, a maioria do próprio bairro e adjacências e que também realiza atividades com idosos da comunidade e mantém um trabalho de apoio às gestantes socialmente carentes. A instituição funciona desde 1984 e é vinculada ao Departamento de Assistência e Promoção Social do Centro Espírita Luz, Caridade e Amor. 

No dia 30 de outubro, a entrega de livros paradidáticos foi feita ao Centro Cultural e Eclesiástico da Vila Passos. Ao todo foram doados 100 livros. O Centro atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos, residentes no bairro da Areinha e Liberdade e outros bairros da periferia de São Luís e atua na educação de jovens. Os livros serão utilizados como material de apoio às aulas. 

A entrega dos livros ao Centro Cultural Eclesiástico foi feita pelo servidor do Tribunal Allan Carlos de Souza Marques, gestor do Projeto TRT Solidário e pela gestora do projeto TRT Cantos e Encantos, Edvânia Kátia, e pelo servidor do Centro de Memória e Cultura do TRT, Cecílio Lobo Mendes. A equipe foi recebida pelos voluntários Ana Luisa Trinta Martins e Cesar Martins; e pela professora Eline Aparecida Moraes Ribeiro. A equipe do TRT visitou as instalações da instituição e conheceu um pouco do trabalho desenvolvido. O Centro trabalha com crianças atendidas pelo PETI (Programa de Educação Tutorial) e adolescentes atendidos pelo ProJovem. Também oferece aulas de informática para jovens.

Os voluntários ressaltaram a importância da parceria das instituições para a manutenção do Centro. "É importante que as instituições possam vir conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro para que possam dar a sua contribuição", afirmou Ana Luisa. O voluntário Cesar Martins afirmou que a doação dos livros vai contribuir e muito com o aprendizado dos jovens atendidos. "Hoje muitas crianças deixaram os livros para utilizarem apenas o computador. Perderam o gosto pela leitura, e aqui buscamos o incentivo e o gosto pela leitura", destacou. 

O servidor Allan Marques afirmou que a Justiça do Trabalho do Maranhão desenvolve uma linha de atuação voltada para a responsabilidade socioambiental e que é uma ação permanente, o desenvolvimento de campanhas que resulte na doação de donativos para entidades cadastradas junto ao TRT. Ele informou que a doação dos livros fez parte das atividades comemorativas do Dia das Crianças e lembrou que, para o final do ano, outra atividade será realizada. "Sempre contamos com o apoio dos nossos magistrados, servidores e da comunidade jurídica para a arrecadação de donativos. Ao final, o resultado é sempre muito bom", disse.


6 visualizações